Estilo de Vida

Skincare: O que é o ácido kójico e como ele ajuda a minimizar as manchas da pele

Novo queridinho das rotinas de skincare, o ácido kójico tem conquistado cada vez mais usuários por sua incrível capacidade de minimizar as manchas.

Skincare Foto: Pexels

Quando falamos de skincare, lembramos de ingredientes que ganharam muita popularidade recentemente: ácido hialurônico, vitamina C, ácido salicílico são apenas alguns exemplos. Outros ingredientes, como o ácido kójico, ainda permanecem fora do radar, mas seus resultados são igualmente impressionantes. Mas, cada vez mais pessoas têm descoberto os benefícios dessa substância.

ANÚNCIO

ATENÇÃO: Sempre consulte seu dermatologista antes de estabelecer qualquer rotina de cuidados com a pele. Este texto apresenta apenas informações que podem e devem ser validadas por seu médico.

Derivado naturalmente de cogumelos, o ácido Kójico recentemente ganhou força com especialistas divulgando sua eficácia no desbotamento de manchas escuras e hiperpigmentação.

Recomendados

Leia mais:

O ácido kójico é um subproduto derivado naturalmente de fungos, mais conhecido por seus efeitos em áreas de hiperpigmentação. “Ele age inibindo a atividade da tirosinase, a enzima formadora de melanina na pele”, explica a Dra. Fiona McCarthy à Glamour UK. Como sabemos, a melanina é o componente da pele que causa o aparecimento de manchas escuras. “O ácido Kójico limita a produção de melanina, desbotando assim as áreas existentes de hiperpigmentação e prevenindo futuras manchas escuras”, finaliza a Dra. McCarthy.

Mas os benefícios deste ácido não terminam por aí, já que ele é um poderoso antioxidante capaz de neutralizar os radicais livres que, se não forem controlados, podem causar pele opaca, linhas finas prematuras, pigmentação e vermelhidão.

Além disso, o ácido kójico tem propriedades antimicrobianas e antiinflamatórias: “Também é ótimo para quem sofre de acne, pois apresenta essas duas qualidades, ao contrário da maioria dos outros ácidos”, diz a médica Sophie Shotter à Glamour UK.

Apesar de ter a palavra “ácido” em seu nome, é seguro de usar e adequado para a maioria dos tipos de pele. “Geralmente é bem tolerado e pode ser usado sozinho ou em combinação com a hidroquinona, que é um agente clareador da pele mais conhecido”, disse a Dra.Fiona McCarthy.

Como com qualquer produto, o ácido kójico pode causar secura ou irritação. “Eu sempre aconselho começar com baixas concentrações (1-4%) e introduzi-lo em seu regime de cuidados com a pele lentamente”, recomenda o Dr. McCarthy.

Tags

Últimas Notícias