Estilo de Vida

Início do verão: saiba como tomar os devidos cuidados com a pele

Algumas medidas são necessárias para evitar problemas ao longo do tempo, como o câncer de pele

Início do verão: saiba como tomar os devidos cuidados com a pele

O verão começou oficialmente ontem (21) e nessa estação é preciso tomar cuidados redobrados com a saúde da pele. Essa época também é marcada por viagens, sol, praia, piscina... Tudo relacionado ao sol, que pode ir de herói a vilão. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2020 foram registrados 176.930 casos de câncer de pele e 2.616 mortes.

Pensando nisso, a dermatologista Cristiane Simões, da Iron Telemedicina, dá cinco dicas para curtir o verão com cuidado. Veja:

Use protetor solar

FPS significa Fator de Proteção Solar, que representa o tempo que os raios do sol leva para queimar a sua pele, caso não esteja utilizando protetor. Exemplo: se usar FPS 15 em uma boa quantidade, aplicando no corpo todo e reaplicando após duas horas ou após suar ou nadar, levaria 15 vezes mais tempo para queimar do que se não estivesse usando filtro solar. É aconselhável utilizar protetor solar fator 15 diariamente e não só em praia, piscina ou dias de sol.

Use roupa como escudo

As vestes são uma ótima barreira contra os raios ultravioleta (UV). Mesmo na praia, opte por utilizar camiseta, chapéu e óculos, para se proteger bem. Porém, a médica faz um aviso: “qualquer roupa deixa a pele exposta, ela não substitui o uso do protetor solar”.

Ande pela sombra

Essa é uma dica simples, mas muito válida. Procure andar pela sombra, principalmente entre os horáios das 10h às 16h, horário em que o sol está mais forte. “A sombra não é um escudo perfeito, alguns raios UV ainda podem atingir a sua pele”, diz Na especialista.

Não faça bronzeamento artificial

A dermatologista informa que o bronzeamento artificial aumenta o risco de todos os tipos de câncer de pele. Caso faça o procedimento antes dos 35 anos, pode aumentar o risco de melanoma, tipo de câncer de pele mais grave, em 75%.

Beba muita água

Manter a pele hidratada é fundamental para o funcionamento do corpo, principalmente em dias quentes. “A hidratação da pele pode ser auxiliada por uso de loções e cremes, mas ela acontece, verdadeiramente, de dentro para fora”, conclui Cristiane.

LEIA TAMBÉM:

Verão começa nesta terça-feira no Brasil

Como a lua cheia afeta o nosso sono?

Solstício de Verão é fase poderosa para as mulheres

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos