Estilo de Vida

Você sente falta do ex? Saiba o motivo

‘Rejeição romântica’ pode levar a um nível de tristeza profundo e até a casos depressivos

Você sente falta do ex? Saiba o motivo
Você sente falta do ex? Saiba o motivo Foto: Pexels

A vida é feita de muitos inícios e términos de relacionamentos. Seja amoroso ou não, o fim pode acontecer de forma inesperada. No relacionamento amorosos, quando o término é saudável e você consegue seguir em frente, voltando a sair, encontrar os amigos e família, é uma sensação muito boa. Porém, algumas pessoas não conseguem seguir em frente tão rapidamente, principalmente se elas foram “rejeitadas”. Nesse caso, a tristeza profunda é comum, com noites solitárias e inúmeras tentativas de voltar com o ex. Esse nível de tristeza, em algumas situações, pode ser diagnosticado até como depressão.

ANÚNCIO

Mas por qual motivo algumas pessoas têm tanta dificuldade de desapegar? Esse texto do site Psychology Today, baseado na pesquisa “Sistemas de Regulação de Recompensa, Vício e Emoção Associados à Rejeição no Amor”, tenta responder essa dúvida.

LEIA TAMBÉM:

O que o sexo tem a ver com saúde da pele e dos cabelos?

Recomendados

Os signos que escondem os conflitos do coração

Horóscopo mensal: Previsões para todos os signos do zodíaco em dezembro de 2021

Helen E. Fisher e outros pesquisadores lançaram o estudo onde pesquisam o motivo das pessoas continuarem interessadas mesmo após a rejeição. A pergunta-chave do estudo era simples: você acabou de ser rejeitado no amor, mas conseguiu deixar ir? Quase todos os participantes do estudo relataram o desejo de voltar mesmo após a rejeição e falaram sobre a incapacidade de controlar suas emoções pós-término. Foram relatados comportamentos como bebida em excesso e pedidos de reconciliação.

Para a pesquisadora Fisher a rejeição romântica gera um sentimento de perda. Em alguns casos extremos existem diagnósticos de depressão clínica. Imagens feitas dos cérebros dos participantes mostraram que o amor romântico é um “estado de motivação orientado para um objetivo” e que, ao olhar uma imagem do ex e desejar cocaína têm correlatos neurais em comum.

Por fim, a pesquisa sugere que seja evitada qualquer exposição à pessoa que terminou com você. Para isso, é preciso se manter ocupado. Em resumo, uma das formas de cura saudável para passar por essa situação é o tempo. “O tempo gasto pensando em um relacionamento fracassado será melhor gasto reconectando-se com amigos e conhecidos, e potencialmente cultivando algo novo”.

LEIA MAIS:

Vídeo mostra reação de Karol G quando ex-namorado entra de surpresa no palco

Vídeo mostra repórter sofrendo assédio sexual ao vivo e apresentador pede que ela ‘deixe para lá’

Mulher acaba casada com melhor amigo do noivo durante a cerimônia

Tags

Últimas Notícias