Estilo de Vida

O que o sexo tem a ver com saúde da pele e dos cabelos?

Especialista explica os efeitos da prática sexual na aparência e por que isso acontece

O que o sexo tem a ver com saúde da pele e dos cabelos?

Segundo os relatos, o sexo traz uma ótima sensação de bem estar para as pessoas, se feito de forma saudável e consciente. Parece até que quem é ativo sexualmente se sente mais jovem, rejuvenescido, e por que não até mais jovem?

Isso não são só achismos, o sexo realmente é benéfico a beleza e saúde da pele e do cabelo. Segundo a dermatologista e tricologista, Luciana Passoni, da Human Clinic de São Paulo, durante a relação acontece uma maior circulação e oxigenação sanguínea do corpo. “A beleza da pele e o brilho do cabelo estão ligados ao estrógeno, hormônio cuja concentração no sangue aumenta durante o sexo. Por isso, o ato pode ser um grande aliado da pele e da manutenção da beleza”, comenta a doutora. Além da circulação, a relação sexual também é uma aliada para o aspecto de rejuvenescimento, pois a descarga de hormônios durante o ato ajuda a eliminar toxinas, enquanto e o suor limpa as impurezas da pele. “Portanto, o sexo pode rejuvenescer o tecido cutâneo da pele, reforçar a imunidade e promover maior vivacidade”.

Além dos benefícios citados acima, durante a relação, o fluxo sanguíneo corporal aumenta, assim como acontece na prática de atividade física, fazendo com que o oxigênio e os nutrientes cheguem aos tecidos, inclusive à pele e aos cabelos, de forma mais eficaz. “O sistema linfático também passa a trabalhar em maior velocidade durante uma relação sexual. Isso desintoxica o organismo e diminui a retenção de líquidos. A pele passa a ficar mais hidratada e adquire um aspecto mais saudável”, comenta Luciana.

Outro ponto comentado pela doutora é sobre o orgasmo, o ápice da relação sexual. Segundo Luciana, durante o orgasmo é liberado a ocitocina, conhecida como “hormônio do amor”, responsável pela sensação de relaxamento. As consequência disso são a melhora a qualidade do sono. “E como já é comprovado: uma boa noite de sono permite ao corpo se recompor para todos os processos metabólicos tão essenciais para o funcionamento do organismo”, pontua a profissional.

LEIA TAMBÉM:

Os signos do zodíaco que traem sem nem perceber

‘Não suporto o apelido da minha esposa e ela diz que vai me deixar se eu não aceitar’

Separação: quem fica com o pet?

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos