Estilo de Vida

NASA prepara importante missão para estudar misteriosos asteroides troianos de Júpiter

asteroides troianos de Júpiter
NASA/Kim Shiflett

A Agência Espacial Americana (NASA) testou recentemente todas as funções de Lucy, a primeira espaçonave da agência a estudar os asteroides troianos de Júpiter. A sonda está sendo preparada para lançamento em 16 de outubro.

ANÚNCIO

Nomeados em homenagem a personagens da mitologia grega, esses asteroides circundam o Sol em dois grupos, com um grupo liderando à frente de Júpiter em seu caminho, o outro seguindo atrás dele. 

Lucy será a primeira espaçonave a visitar esses asteroides. Ao estudar esses asteroides de perto, os cientistas esperam aprimorar suas teorias sobre como os planetas do nosso sistema solar se formaram 4,5 bilhões de anos atrás e por que eles terminaram em sua configuração atual.

Recomendado:

Como detalhado, por meio de comunicado, os membros da equipe de Lucy passaram as últimas oito semanas no Kennedy Space Center da NASA na Flórida, preparando a espaçonave para o voo. 

Os engenheiros testaram os sistemas mecânicos, elétricos e térmicos da espaçonave e praticaram a execução da sequência de lançamento a partir dos centros de operações da missão em Kennedy e Lockheed Martin Space em Littleton, Colorado. 

No início de agosto, os engenheiros instalaram a antena de alto ganho da espaçonave, sua segunda característica mais proeminente depois das expansivas matrizes solares, que permitirão que a espaçonave se comunique com a Terra.

Como detalhado pela NASA, em 18 de setembro, os engenheiros de propulsão terminaram de encher os tanques de combustível de Lucy com aproximadamente 725 kg de hidrazina líquida e oxigênio líquido, que compõem 40% da massa da espaçonave. 

NASA prepara importante missão para estudar misteriosos asteroides troianos de Júpiter

O combustível será usado em manobras precisas que irão impulsionar Lucy para seus destinos de asteroides dentro do cronograma, enquanto os painéis solares – cada um com a largura de um ônibus escolar – irão recarregar as baterias que abastecerão os instrumentos da espaçonave.

A espaçonave Lucy logo será compactada nas duas metades da carenagem do veículo de lançamento, que se fechará em torno dela como uma concha. 

Depois que a espaçonave for encapsulada, a equipe Lucy será capaz de se comunicar com ela eletricamente por meio de um «cordão umbilical».

Como detalhado pela NASA, no início de outubro, a espaçonave encapsulada será transportada para a Instalação de Integração de Veículos na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, onde será “acoplada” ao foguete Atlas V 401 da United Launch Alliance. 

Primeira espaçonave a visitar asteroides troianos

O Atlas V vai decolar do Complexo de Lançamento Espacial 41. O foguete levará Lucy para fora da atmosfera da Terra para iniciar a longa jornada até os asteroides de Tróia.

Poucos dias antes do lançamento, os engenheiros irão ligar a espaçonave Lucy em preparação para a missão. Este processo demorará cerca de 20 minutos.

  1. Agência transforma informações captadas no espaço em áudio e resultado ‘macabro’ é impressionante
  2. Descobertas as primeiras radiografias do planeta distante Urano por meio de observatório da NASA

Como detalhado pela NASA, a primeira tentativa de lançamento de Lucy está programada para às 5h34 (EDT) de 16 de outubro. 

Ainda de acordo com as informações, se o clima ou qualquer outro problema proibir um lançamento naquele dia, a equipe terá oportunidades de lançamento adicionais a partir do dia seguinte. Confira: 

NASA/Kim Shiflett

Texto com informações da NASA

LEIA TAMBÉM:

Tags


Últimas Notícias