Estilo de Vida

Dicas caseiras para afastar as formigas do seu jardim

Foto: Pexels/ Egor Kamelev

Como todo e qualquer animal e vegetal na natureza, as formigas têm seu papel no ciclo da vida. Ao escavar o solo, elas são responsáveis por deixá-lo com espaços onde o ar tem acesso e as raízes agradecem. Além disso, elas também incorporam matéria orgânica ao substrato, o que gera nutrientes para o desenvolvimento das plantas.

ANÚNCIO

Mas, a quantidade exagerada de formigas no seu jardim pode prejudicar (e muito!) suas plantas, principalmente se você cultivar uma horta caseira, de onde colhe alimentos para o seu dia a dia. A presença desses animais está ligada à abundância ou à ausência de fatores essenciais para o seu desenvolvimento. As formigas adoram se alimentar do doce presente em frutos, flores e até folhas. Do contrário, elas não gostam de cheiros fortes. Podemos usar essas informações ao nosso favor na hora de preparar receitas caseiras que vão espantar as formigas.

 

Recomendados

Leia mais:

  1. Cinco plantas para ter no apartamento fáceis de cuidar
  2. Como usar óleos essenciais para afastar as energias negativas
  3. Seis tipos de suculentas para ter em casa fáceis de cuidar
formigas

 

Cascas de laranja
O aroma cítrico vai espantar as formigas do seu jardim e você pode usar as cascas também para preparar um adubo caseiro, enterrando-as não muito fundo na terra.

Lavanda
Plantas pés de lavanda próximo ao seu jardim também vão ajudar a espantar esses insetos, já que a planta exala um aroma agradável a nós, mas detestável para eles. Regar com frequência vai ajudar a intensificar o cheiro da lavanda.

Borra de Café
O cheiro forte da borra do café também vai irritar as formigas e vai afastá-las das suas plantinhas. Misture 3 colheres de borra de café em um litro de água. Deixe a mistura descansar por uma semana. Depois, coloque a solução em um borrifador e aplique sobre as folhas e na terra. A borra de café atua como um repelente natural, além de ser um bom fertilizante, rico em carbono e nitrogênio. Nunca coloque a borra de café pura sobre a terra.

Vinagre
Caso as suas plantas estejam sendo atacadas pelas formigas, sua ação deve ser mais rápida. Use vinagre branco ou de maçã e borrife sobre as plantas em todos os locais afetados. Você vai notar que as formigas vão sair naturalmente de cima da sua plantinha.

 

 

Tags

Últimas Notícias