Estilo de Vida

Para Buzz Aldrin, meta agora é levar o homem a Marte

Incansável explorador espacial, aos 86 anos, o astronauta Buzz Aldrin não para de trabalhar. Seguindo seu lema pessoal de que “nenhum sonho é grande demais”, a meta agora é levar o homem a Marte. Só que desta vez Buzz, que concedeu entrevista ao «Jornal da Band», terá que ficar por aqui, na sala de controle.

Quando Neil Armstrong desceu as escadas do módulo da missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969, e pisou na Lua, deixou para a história a frase: “Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”.

Quinze minutos depois foi a vez de Buzz, piloto da missão, de tocar o solo de areia fina e cinza do satélite da Terra. Desde então, ele paga o preço da fama recontando inúmeras vezes como foi viver aquele momento.

Recomendados

Mas em sua visita, quase despercebida, ao Rio de Janeiro durante a Olimpíada, trazido pela marca oficial de cronômetros dos Jogos, Buzz falou de muitas outras curiosidades. A começar pelo fato de que é dele a marca de primeira “selfie” feita no espaço. A foto tirada na missão Gemini 12 quando tinha Jim Lowell (da Apollo 13) como companheiro de viagem.

Buzz contou  sobre a burocracia do governo americano. “Quando você viaja a trabalho pelo governo deve preencher uma papelada. Alimentação, transporte… E tive que documentar a viagem à Lua. Saímos de Houston, usamos aeronave do governo, entramos no foguete, fomos para a Lua, voltamos, caímos no Oceano Pacífico, viajamos em um porta-aviões e em algum momento voltamos para casa. Para ir e voltar da Lua recebi US$ 33 como verba.”

Quando a Nasa completou 50 anos em 2008 enviou para a Estação Espacial Internacional um boneco do Buzz Lightyear, personagem da trilogia Toy Story, que homenageia Aldrin. Antes disso, o velho astronauta se propôs a treinar o boneco em um vídeo cômico na internet.

Ao final da entrevista para a equipe da Band, o predestinado filho da sra. Mary Moon abriu uma exceção e aceitou deixar a impressão da sua pegada em uma massa de biscuit que agora guarda uma parte da história da exploração espacial.

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos