Entretenimento

‘Pobres Criaturas’: filme é uma obra de arte que manifesta genialidade e desconforto na jornada de uma mulher livre

A produção da Searchlight Pictures, indicada em 11 categorias do Oscar, estreia no dia 1 de fevereiro.

rep
‘Pobres Criaturas’: filme é uma obra de arte que manifesta genialidade e desconforto na jornada de uma mulher livre (Reprodução/Searchlight Pictures)

Lançado no final de 2023 nos Estados Unidos, ‘Pobres Criaturas’ chega aos cinemas brasileiros no dia 1 de fevereiro, abrindo o primeiro trimestre com 11 indicações ao Oscar dentre as categorias de melhor filme, atuação, roteiro e direção. Apoiado por elementos do movimento europeu surrealista, o longa explora o imaginário por meio de questões urgentes relacionadas à liberdade feminina.

ANÚNCIO

Com a direção de Yorgos Lanthimos e produção de Emma Stone, ‘Pobres Criaturas’ aborda a evolução de Bella Baxter (Emma Stone), ressuscitada pelo cientista Dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe) com uma nova identidade. Ao longo de sua evolução como uma mulher, Bella foge com o advogado Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo), a fim de se aventurar pelo mundo. Conforme sua inocência se choca com a realidade posta em sua frente, a personagem enfrenta os desafios de ser uma mulher livre.

O combo de ‘Pobres Criaturas’, envolvendo um elenco de peso, direção de arte, roteiro, trilha sonora e todos os outros aspectos, geram a harmonia necessária para a narrativa que retrata uma versão feminina de “Frankenstein”.

Recomendado:

Conforme a evolução de Bella Baxter, diversos elementos imagéticos e sonoros causam certo desconforto somados à limitação da vida da personagem no início do filme. Ao construir sua personalidade autêntica e desprendida, o ambiente desconfortável acaba sendo substituído pela curiosidade por parte do espectador.

Leia mais:

Emma Stone, além de fazer parte da produção, entregou uma das melhores atuações de toda sua carreira ao incorporar uma figura imprevisível, perspicaz e sedenta por liberdade.

Por meio de questionamentos perante uma sociedade “polida” e etiquetada, ‘Pobres Criaturas’ apresenta inúmeras camadas relevantes e urgentes para reflexão, trabalhadas com elementos musicais, do terror e até mesmo da comédia.

O filme, baseado no livro de Alasdair Gray, estreia no dia 1 de fevereiro, sendo impossível assistir apenas uma só vez caso o intuito seja digeri-lo em todas as esferas.

Tags


Últimas Notícias