Entretenimento

Migrações recentes no Brasil é tema de exposição no Museu da Língua Portuguesa

Mostra entra em cartaz neste fim de semana em São Paulo

Exposição "Pensei em português!", em cartaz no Museu da Língua Portuguesa (Foto: Ciete Silverio/Divulgação)

O Museu da Língua Portuguesa recebe, a partir desta sexta-feira (12), a exposição “Sonhei em português!”. A mostra propõe uma reflexão sobre as migrações recentes no Brasil, revelando como essa experiência é atravessada pela questão da língua.

ANÚNCIO

O nome da mostra faz uma alusão ao momento em que o imigrante percebe que está incorporando a língua e a cultura do local que o acolheu. “As línguas são diferentes porque refletem ideias, valores, conhecimentos e visões do universo também diferentes entre si. Cada língua é uma visão do cosmo, com seus provérbios, suas sonoridades, seus ritmos e sua poética própria. Cada uma delas organiza a seu modo a experiência do mundo”, explica a curadora da exposição Isa Grinspum Ferraz.

A exposição separa as experiências retratadas em quatro momentos. São instalações visuais e sonoras que refletem a diversidade dos povos que escolheram o Brasil como lar e até mesmo de brasileiros que partiram em direção a outras nações. Ela funciona, inclusive, como um complemento a exposição principal do Museu da Língua Portuguesa, permanente, que faz um passeio histórico dos fluxos migratórios anteriores na construção do português falado no nosso país.

Recomendados

“Sonhei em português!” segue em cartaz até o dia 12 de junho de 2022. O Museu da Língua Portuguesa funciona de terça a domingo, com entrada a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Aos sábados é gratuito.

Instalação presente na exposição "Sonhei em português!" (Foto: Ciete Silverio/Divulgação)

LEIA TAMBÉM:

Peça usa realismo fantástico para contar histórias de mulheres comuns durante período da ditadura

Obra de Shakespeare guia espetáculo sobre ditaduras latinoamericanas em SP

Tags

Últimas Notícias