Entretenimento

Obra de Shakespeare guia espetáculo sobre ditaduras latinoamericanas em SP

Montagem no Teatro João Caetano faz referência a ‘Sonho de uma Noite de Verão’

O Teatro Municipal João Caetano segue ao longo deste mês com a peça “Sueño”, de Newton Moreno. A montagem chama a atenção por misturar o texto do renomado dramaturgo William Shakespeare com críticas às ditaduras latinoamericanas, que assolaram a região na década de 1970.

O espetáculo conta a história de uma trupe de teatro chilena, durante um ensaio de ‘Sonho de uma Noite de Verão’, em 1973. Com a chegada da ditadura no país, os trabalhos são interrompidos e o diretor da peça se separa de sua esposa grávida. Vinte anos depois, ele retorna ao Chile e decide retomar o projeto, incorporando seus traumas em uma nova montagem.

“Elegemos ‘Sonho de uma Noite de Verão’ como detonador deste novo processo por ser uma peça ambígua: embaixo do tapete mágico de fadas, enamorados e quiprocós, esconde-se a sombra tenebrosa dos desafetos, desmandos patriarcais de humanos e desumanos”, explica o diretor Newton Moreno.

Recomendados

Estão no elenco os atores Leopoldo Pacheco, conhecido por seus papéis em novelas como “Belíssima”, “Paraíso”, “Novo Mundo” e “Salve-se Quem Puder”, Denise Weinberg, indicada ao Emmy Internacional de melhor atriz por “Psi”, Paulo de Pontes, Michelle Boesche, José Roberto Jardim e Simone Evaristo.

“Sueño” foi um dos vencedores do 12º Prêmio Zé Renato de Teatro. A peça segue em cartaz no Teatro João Caetano (R. Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino) até o dia 5 de dezembro, com exibições presenciais de terça-feira a domingo, às 18h.

A montagem acontece na área externa do espaço e é gratuita, com ocupação máxima de 20 pessoas. Para assistir ao espetáculo, é necessário apresentar comprovante de vacinação contra a covid-19 e também é preciso retirar os ingressos com 1h de antecedência. Após cada apresentação, haverá debates com a equipe.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos