Entretenimento

Trajetória talentosa de Santos-Dumont ganha exposição no Itaú Cultural

Apesar de ser conhecido como “pai da aviação”, Alberto Santos-Dumont teve uma vida repleta de realizações que vão muito além disso. Boa parte delas será apresentada em uma exposição que abre neste sábado (26) no Itaú Cultural e traz cerca de 600 peças  relacionadas à vida e à personalidade do homem que, além de um exímio inventor, foi também esportista, designer, empreendedor,  leitor voraz e que ditou moda. Um verdadeiro personagem de referência em seu tempo.

ANÚNCIO

Com curadoria da jornalista Luciana Garbin e do Itaú Cultural, a mostra “Santos-Dumont – Coleção Brasiliana Itaú” tem como meta mostrar que os talentos do famoso inventor foram tão importantes que hoje em dia se relacionariam com temas de peso, como inovação, ciência e empreendedorismo.

Leia mais:
Mostra ‘Pop, Nova Figuração e Após’ reúne 25 artistas da vanguarda brasileira
Ruth de Souza é celebrada com mostra especial sobre sua carreira no CCBB

“Santos-Dumont foi um cara supermoderno, bem a frente da época que viveu. Ele criava e testava coisas diferentes de forma tão natural que as entregou para o mundo sem apego, não as escondeu. E nós hoje podemos ver seu legado”, conta a curadora.

Segundo ela, o que a motivou desde o início do projeto era mostrar essas outras criações feitas pelo homem que muitos de nós conhecem apenas por conta do 14-Bis – aeroplano criado por Dumont e utilizado para realizar o primeiro voo em 23 de outubro de 1906, em Paris.

“A exposição ajuda a recompor essa figura. Mostra isso da celebridade que ele se tornou, mas também apresenta seu lado humano, de vida normal, como a nossa”, explica Garbin.

Na mostra, o público poderá conferir os livros de Júlio Verne que Dumont tanto adorava e que o inspiraram a soltar a imaginação; inventos pouco conhecidos como o Conversor (ou transformador) Marciano, que servia para ajudar esquiadores a subir; telegramas da Princesa Isabel para sua família, pois eles tinham muito contato com a nobreza; bilhetes postais da época; objetos e imagens conservadas por ele próprio e herdadas por membros de sua família e também notas fiscais pagas por Dumont.

ANÚNCIO

Há ainda um ambiente especial em que são projetados vídeos históricos de seus voos e disponibilizados fones de ouvido que tocam músicas que falam sobre os feitos do inventor.

Pensada para todos os públicos, a exposição oferece ferramentas específicas para que cadeirantes, surdos e cegos possam visitá-la.

 

Serviço:
No Itaú Cultural (av. Paulista, 149, Bela Vista; tel.: 2168-1776/1777). De ter. a sex., das 9h às 20h; sáb., dom. e fer., das 11h às 20h. Grátis. Até 29/1/2017.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias