Entretenimento

Coleção de livros sobre as políticas culturais do Rio é lançada nesta 3ª

A cultura do Rio estará nas páginas de três livros do projeto “Um Olhar sobre a Política Cultural Carioca e o Audiovisual”. Os volumes serão lançados nesta terça, 10, no Instituto EixoRio, em Botafogo, na zona sul, às 18h. A previsão é que toda a coleção seja disponibilizada gratuitamente para bibliotecas e entidades culturais.

ANÚNCIO

O primeiro livro trata de todo o processo de atuação da Secretaria Municipal de Cultura do Rio entre 2013 e 2014. O texto conta com análises de programas como o “Cultura Viva” e o “Prêmio Ações Locais”.

Leia mais:
Nobel de Literatura explora ecos da tragédia de Tchernóbil em novo livro
Téo Ruiz lança livro sobre as mudanças vividas pela indústria musical

Recomendados

“É muito importante vermos o que aconteceu nos últimos anos. Houve um aumento de recursos e uma formulação mais clara das políticas. A secretaria deixou de ser o patinho feio para ficar em um patamar mais forte, mais contemporâneo”, conta Carlos Alberto Messeder, antropólogo, que assina a autoria desse livro.

Também é Messeder que assina a segunda publicação. Esta, por sua vez, trata de um ponto mais específico da cultura: o mercado do audiovisual. As páginas são reservadas para discutir as ações e o desenvolvimento da RioFilme. Além de uma observação sobre as mudanças do mercado audiovisual nos últimos 20 anos.

Já “40 vozes do Rio – Avaliações e Propostas Culturais Para uma Cidade Única”, título que completa a coleção, foi organizado por Messeder, novamente, que dividiu esse trabalho com a professora Carla Branco.

A publicação traz 40 artigos, de autores diferentes, com visões sobre a cultura do Rio de Janeiro. “Nós quisemos contemplar todas as regiões do Rio, as pessoas foram convidadas para falar a partir de pontos de vista geográficos ou de suas áreas de atuação”, finaliza Carla Branco.

Os livros são gratuitos e serão distribuídos para quem for acompanhar o encontro que discute a cultura carioca em Botafogo, no fim da tarde desta sexta.

 

Programe-se:
No Instituto EixoRio. R. São Clemente, 117-A, Botafogo tel.: 2245-2002. Grátis. Livre.

Tags

Últimas Notícias