Entretenimento

Já imaginou um drink baseado no perfil do Facebook e servido por um garçom-robô?

O seu perfil do Facebook diz bastante sobre você, inclusive qual seria o seu drink favorito. Um grupo de designers de produtos alemão desenvolveu um robô que serve um coquetel personalizado baseado na presença do cliente nas redes sociais.

ANÚNCIO

O cliente compartilha a sua conta do Facebook e então, com um sistema de algoritmos desenvolvido por cientistas na Universidade de Cambridge, o robô descobre qual é a personalidade do usuário, baseado em seus ‘ likes’ nas redes sociais. Cada uma das cinco principais características do ser humano são representadas por um ingrediente para formar o drink final. Simon Frambach, membro do » Social Shot’s team», explicou ao Metro o apelo do robô.

Um robô que serve drinks e consegue captar a sua identidade social… como você teve essa ideia fantástica?

Nós tivemos essa ideia depois de perceber o quão fácil qualquer perfil pode ser analisado psicologicamente pelo Facebook. Nós acertamos ao decidir mostrar isso de uma maneira sensual, como uma experiência que qualquer um pode participar, mas sem perder os aspectos científicos. Vendo do ponto de vista da psicologia, os ‘likes’ que você dá no Facebook diz muito sobre sua personalidade da mesma forma que um questionário tradicional faz.

Divulgação
Divulgação

Por que vocês escolheram o Facebook para esse projeto?

Ele ainda é a rede social mais popular que existe atualmente.Portanto, uma ideia como a nossa pode atingir muitas pessoas em uma escala mundial. É também uma rede bem sucetível para os algoritmos que trabalham como análises textuais, como a que nós baseamos a nossa ideia.

ANÚNCIO

Esse sistema pode funcionar com outra rede social, como o Twitter ou o Instagram?

Muitas redes sociais são, de alguma forma, baseadas em um texto que pode ser analisado com o nosso sistema de algoritmos. Então já existem diferentes algoritmos que trabalhar com o Twitter. Ou até com o Instagram, que também é baseado em hashtags além das imagens.

Como esse dispositivo funciona?

O processo funciona da seguinte maneira: você precisa de um perfil ativo no Facebook. Ajuda se você tiver várias curtidas em páginas como de bandas, artistas, livros ou qualquer outra que coisa que tenha um botão ‘curtir’. Depois de logar, o sistema irá imediatamente analisar o seu perfil usando o algoritmo da Universidade de Cambridge.

Que tipo de bebidas o Social Shot faz?

Os ingredientes variam de acordo com o fator psicológico do cliente, como é listado abaixo:

Claro/ Consciente = Vodka

Amarelo/ Extrovertido = suco de limão

Vermelho/ Neurótico = Groselha

Azul /De bem com a vida = Curaçao Blue

Verde/Agradável = Licor Basil

Divulgação
Divulgação

Diferentes fatores foram cruciais nessa decisão. Primeiro, as bebidas tinham que ser brilhantes e coloridas para ter o contraste dos líquidos. Depois, os líquidos tinham que cobrir um amplo espectro de densidade – por exemplo, a groselha, como tem muito açúcar, fica no fundo do copo, e a vodka, por ser mais leve que a água, fica no topo. Os líquidos ficam separados se você servir um por um em uma ordem específica. E eventualmente nós escolhemos ingredientes que promovem uma mistura saborosa em todas as combinações.

Você pretende vender esse protótipo como um produto de massa no mercado?

Nós realmente não temos tido consumidores ou um mercado rentável na nossa mente, então nós projetamos principalmente para exposições e eventos. Mas nós estamos abertos para qualquer tipo de colaboração no futuro e nós nos podemos imaginar em vários outros ambientes ou reuniões onde o álcool é consumido, como bares ou festivais.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias