Colunistas

Como tornar mais fácil a rotina de estudos dos filhos

Ajustes simples podem ajudar a manter a disciplina e a motivação das crianças e adolescentes em sua rotina de estudos. Aliás, a palavra “rotina” é a chave do sucesso. “O hábito e a repetição de certas atividades faz com que o cérebro se prepare para o aprendizado”, explica Roberta Bento, especialista em  Aprendizagem Baseada no Funcionamento do Cérebro pela Universidade da Califórnia. Roberta é autora, ao lado da filha Tais Bento, do livro Socorro, Meu Filho Não Estuda. A pedido da Canguru, as escritoras deram três dicas para socorrer os estudantes. 

Menos é mais 

Na hora de fazer a lição de casa ou estudar para uma prova, nada de manter uma pilha de livros em cima da mesa. “Isso passa para o cérebro a impressão de que há muita coisa para aprender, que vai ser difícil”, explica Tais. O ideal é separar apenas o material necessário.

Recomendados

A hora certa

“Recebemos muitas dúvidas sobre o melhor horário para estudar”, conta Roberta. “A resposta é: sempre na mesma hora.” Isso quer dizer que, mesmo quem tem três filhos não precisa ditar que todos façam a lição de casa ao mesmo tempo. Porém, para cada criança, é imprescindível estabelecer um horário fixo. “Assim como sentimos fome um pouco antes do horário em que costumamos almoçar, o cérebro vai sentir que está na hora de aprender”, esclarece a especialista.

Com direito a prêmios 

E quanto a premiar de alguma forma o aluno que conquistar uma boa nota? Isso pode ser benéfico, sim. Afinal, o cérebro trabalha sendo motivado por recompensas. Entretanto, deixe claro que o reconhecimento é pelo esforço, não pelo resultado. E atenção para evitar prêmios materiais. É melhor apostar em algo afetivo, como dar o direito à criança de ter um tempinho em frente a TV, assistindo um desenho na companhia dos pais.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos