Ciência e Tecnologia

O que são wearables e para que servem?

Fones de ouvido, relógios, anéis, pulseiras e óculos que, além de manterem seu design original, oferecem funções diversas

Los dispositivos wearables han dejado de ser una moda pasajera para convertirse en herramientas fundamentales para nuestra vida cotidiana. Foto: Freepik.
Wearables Os dispositivos wearables tem deixado de ser uma moda passageira para converter-se em ferramentas fundamentais para nossa vida cotidiana Foto: Freepik

Dispositivos vestíveis deixaram de ser uma moda passageira e se tornaram ferramentas essenciais para o nosso dia a dia.

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

Esses dispositivos variam de smartwatches a óculos e roupas com tecnologia integrada. Como muitos gadgets, eles transformaram a maneira como interagimos com o mundo, monitoramos nossa saúde e gerenciamos nossas atividades.

Os wearables registram o que vemos, nossa frequência cardíaca, nossa frequência respiratória, a quantidade de sono que dormimos e até mesmo nossa sensação de bem-estar ou estresse. Eles também reforçam bons hábitos alimentares e de saúde.


A indústria também oferece diferentes tipos de wearables: de pulseiras, colares, anéis e brincos a relógios e roupas.

Los dispositivos wearables han dejado de ser una moda pasajera para convertirse en herramientas fundamentales para nuestra vida cotidiana. Foto: Freepik.
Wearables Os dispositivos wearables tem deixado de ser uma moda passageira para converter-se em ferramentas fundamentais para nossa vida cotidiana. Foto: Freepik (rawpixel.com / Busbus/rawpixel.com / Busbus)

TENDÊNCIAS PARA 2025

Alguns dos recursos descritos aqui já são realidade, enquanto outros estão em desenvolvimento e em breve serão uma opção para muitos wearables.

• Integração de Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina: Dispositivos vestíveis utilizarão cada vez mais a IA para oferecer experiências personalizadas. Isso inclui prever hábitos de saúde, ajustar automaticamente as configurações com base no comportamento do usuário e tomar decisões em tempo real.

• Monitoramento Contínuo da Saúde: Além de medições básicas como passos ou calorias, alguns vestíveis já integram sensores mais avançados para monitorar variáveis ​​como glicose, pressão arterial, oxigênio no sangue, estresse e sinais de doenças crônicas em tempo real.

• Conectividade 5G: Com a implementação global das redes 5G, espera-se que os dispositivos vestíveis se beneficiem de conexões mais rápidas e estáveis, permitindo maior integração com a nuvem e o uso de dados em tempo real para análises preditivas.

• Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV): À medida que as tecnologias de RA e RV avançam, os vestíveis integrarão esses recursos, possibilitando experiências imersivas para entretenimento, educação, treinamento e trabalho. • Monitoramento do Sono e Bem-Estar Mental: Os vestíveis não apenas medirão a aptidão física, mas também monitorarão o bem-estar mental, ajudando a identificar padrões de estresse, ansiedade e qualidade do sono.

Los dispositivos wearables han dejado de ser una moda pasajera para convertirse en herramientas fundamentales para nuestra vida cotidiana. Foto: Freepik.
Wearables Os dispositivos wearables tem deixado de ser uma moda passageira para converter-se em ferramentas fundamentais para nossa vida cotidiana. Foto: Freepik (Anastasiya Kargapolova )

AS CHAVES

A tecnologia vestível representa uma nova etapa na evolução da indústria de dispositivos móveis.

• A grande diferença em relação aos smartphones é que os wearables são integrados ao nosso corpo, liberando nossas mãos.

• Os wearables são o resultado da evolução tecnológica alcançada com a miniaturização de componentes eletrônicos, o desenvolvimento de protocolos de comunicação, geolocalização e softwares de gerenciamento de dados.

• Os avanços em baterias e tecnologias de carregamento sem fio permitirão que os wearables ofereçam maior duração e sejam menores e mais leves, tornando-os mais confortáveis ​​para o uso diário.

10 DISPOSITIVOS WEARABLE QUE VOCÊ PRECISA CONHECER:

1. Samsung Galaxy Watch 7: incorpora mais recursos de saúde, como um sensor avançado de glicemia, monitoramento aprimorado do estresse e maior integração com o ecossistema Samsung.

2. Whoop Strap 4.0: concentra-se na coleta de dados biométricos detalhados, como variabilidade da frequência cardíaca, sono e recuperação muscular, para oferecer recomendações personalizadas.

3. Google Pixel Watch 3: Oferece monitoramento avançado de saúde, incorporando algoritmos de IA e melhorando a integração com Android e outros dispositivos Google.

4. Sunu Band: Um dispositivo projetado para pessoas com deficiência visual. Ele usa sensores para fornecer feedback sobre obstáculos e situações ambientais.

5. Apple Watch Series 10: Evoluindo para incluir sensores de saúde mais avançados, maior duração da bateria e conectividade 5G aprimorada. Ele integra IA para fornecer recomendações de saúde personalizadas.

6. Oura Ring 4: O anel inteligente ganhou destaque por seu monitoramento preciso do sono. Ele oferece mais métricas sobre a qualidade do sono e bem-estar geral.

7. Bose Frames: Óculos inteligentes com alto-falantes integrados que permitem ouvir música ou receber notificações sem fones de ouvido.

8. Neuroon VR Sleep Mask: Uma máscara de sono que usa realidade virtual e tecnologia para monitorar e melhorar os padrões de sono.

LEIA TAMBÉM:

YouTube Premium é mais do que apenas remover anúncios: veja alguns recursos que você pode usar

Nintendo Switch 2 pode rodar jogos do Xbox Series S sem problemas, diz especialista

Donald Trump poderia deportar Elon Musk? Estes são os fatos

9. Xiaomi Mi Band 7: Design mais fino, maior duração da bateria e novos recursos de monitoramento de saúde.

10. Sensoria Smart Socks: Meias inteligentes que monitoram a pressão e o movimento dos pés, ideais para melhorar a postura e o desempenho atlético.

Últimas Notícias