Em 2024, a empresa de segurança cibernética Kaspersky alertou para um aumento de 70% nos ataques cibernéticos contra celulares na América Latina, o equivalente a mais de 3,9 milhões de casos registrados.
Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp
Os países mais afetados por essas ameaças foram México, Brasil e Equador, o que levou especialistas a reforçar suas recomendações de segurança digital.
Uma das medidas mais eficazes e simples é desativar três botões do seu celular que, quando deixados ativos desnecessariamente, expõem o usuário a diferentes tipos de ataques cibernéticos. A seguir, explicamos o que são e por que você deve mantê-los desativados se não os estiver usando.
Uma porta aberta para o roubo de dados
Botão Wi-Fi
O primeiro botão que os especialistas sugerem manter desativado é o botão Wi-Fi, especialmente quando você sai de casa. Se você o mantiver ativo, seu telefone começará a procurar redes públicas para se conectar, mesmo sem notificá-lo.
Isso o expõe ao chamado ataque “Man in the Middle”, em que criminosos interceptam redes Wi-Fi públicas e acessam dados pessoais, como senhas ou informações bancárias.
Botão de localização
O segundo botão que você deve desativar é o botão de GPS ou localização. Essas informações são coletadas para fornecer serviços de mapeamento, previsão do tempo, redes sociais, aplicativos bancários, publicidade e outros.
Em mãos erradas, ele pode ser usado para rastrear seus movimentos, hábitos e localizações frequentes, o que pode levar a roubo de identidade ou fraude.
Botão Bluetooth
O terceiro é o Bluetooth, uma ferramenta comum para conectar fones de ouvido, alto-falantes ou computadores. No entanto, esse canal pode ser usado por cibercriminosos em um ataque chamado Bluesnarfing.
LEIA TAMBÉM:
YouTube Premium é mais do que apenas remover anúncios: veja alguns recursos que você pode usar
Nintendo Switch 2 pode rodar jogos do Xbox Series S sem problemas, diz especialista
Donald Trump poderia deportar Elon Musk? Estes são os fatos
Cibercriminosos obtêm acesso não autorizado a dispositivos com esse recurso habilitado para roubar dados confidenciais, enviar spam ou instalar malware.
Por isso, ative qualquer um desses três botões somente quando necessário e lembre-se de desativá-los quando não os estiver mais usando.

