Ciência e Tecnologia

Elon Musk vs. a justiça brasileira: como começou o novo escândalo do dono da X?

Trata-se de uma disputa em pleno desenvolvimento

El empresario indicó que los gobiernos están tomando malas decisiones.  (Especial)
Elon Musk. Explodindo os entraves no caminho do (seu) dinheiro

O empresário tecnológico Elon Musk destaca-se por liderar grandes empresas, como SpaceX, Tesla e Neuralink. Mas também é conhecido por sua personalidade polêmica, que até o momento lhe trouxe diferentes problemas com personalidades e também com países que ele ofendeu através de suas redes sociais, especialmente no X - plataforma anteriormente conhecida como Twitter - , do qual ele também é proprietário. E agora não é exceção, pois o magnata que detém a terceira maior fortuna do mundo segundo a Forbes, desafiou o Brasil através de uma série de polêmicas públicas.

ANÚNCIO

E é claro que essa atitude foi imediatamente questionada pelo Supremo Tribunal Federal da nação, de onde anunciaram uma série de investigações contra Musk por supostos crimes de “manipulação criminosa e dolosa”.

O que aconteceu entre Elon Musk e o Brasil?

No passado, o CEO da Tesla mostrou interesse em colaborar com o Brasil e, em maio de 2022, visitou o país para se reunir com o então presidente Jair Bolsonaro e outros funcionários. Durante aquela reunião, discutiu-se o uso da tecnologia Starlink para levar internet via satélite para as áreas mais remotas da nação verde e amarela.

No entanto, as tensões começaram apenas neste sábado, depois que Musk decidiu desafiar ordens relacionadas ao bloqueio de contas nas redes sociais e acusar publicamente o sistema judicial de censura. Assim, o empresário anunciou que não aceitaria essa instrução de bloqueio, argumentando que a defesa da liberdade de expressão supera as perdas econômicas que isso poderia gerar para sua empresa no Brasil.

“Em breve, X publicará tudo o que foi bloqueado pelo juiz e como essas solicitações violam a lei brasileira. Esse juiz, descarada e repetidamente, tem traído a Constituição e o povo do Brasil. Deveria renunciar ou ser impugnado”, escreveu o bilionário.

Isso desencadeou uma série de acusações feitas pelo magistrado Alexandre de Moraes, que incluem a "manipulação criminosa e dolosa" da plataforma e obstrução da justiça, destacando um conflito crescente sobre a liberdade de expressão e o controle judicial no Brasil. Além disso, em resposta, De Moraes incluiu Musk em uma investigação mais ampla sobre a disseminação de notícias falsas e ataques à democracia, e também iniciou uma investigação separada por obstrução à justiça.

E como se isso não bastasse, o juiz tornou público as consequências que a plataforma X sofrerá se continuar desrespeitando as ordens judiciais, incluindo multas significativas de cerca de 20.000 dólares por dia.

"A flagrante conduta de obstrução à Justiça brasileira, a incitação ao crime, a ameaça pública de desobediência às ordens judiciais e a recusa da plataforma em cooperar são fatos que desrespeitam a soberania do Brasil e reforçam a ligação das atividades da plataforma X com as práticas ilícitas investigadas", explicou o juiz.

Elon Musk no dijo cuánto costarán los nuevos planes.| Foto: REUTERS
Elon Musk Propondo um negócio (USUARIO)

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias