Astrônomos revelam lista de 164 planetas que poderiam abrigar vida extraterrestre

Também divulgaram um plano sólido para procurá-los

O Telescopio Espacial James Webb capturou esta imagem de uma galáxia SPACE TELESCOPE SCIENCE INSTITUT (SPACE TELESCOPE SCIENCE INSTITUT/Europa Press)

Graças à tecnologia atual, a busca por vida além do nosso planeta continua mais ativa do que nunca.

Cientistas da Universidade da Califórnia conseguiram identificar 164 exoplanetas com características que sugerem a possibilidade de abrigar vida.

Esta descoberta é um passo significativo para o futuro Observatório de Mundos Habitáveis (HWO) da NASA, um telescópio espacial projetado para procurar sinais de vida em outros mundos.

O futuro está nos exoplanetas?

A NASA planeja utilizar o HWO para um estudo abrangente de exoplanetas. Especialmente aqueles que estão localizados na “zona habitável” do universo.

Por isso, os planetas selecionados foram escolhidos de uma lista de estrelas potenciais da NASA, com uma metodologia que levou em consideração a proximidade, a luminosidade das estrelas e uma série de características que influenciam na habitabilidade dos exoplanetas.

A pesquisa coletou mais de 1.700 medições individuais de 14 elementos químicos, além de medições de fotometria e outros dados relevantes.

Por sua vez, os lugares com alta atividade de erupções de plasma ou raios X foram descartados, já que essas condições tornam pouco provável a presença de vida.

Foto: AFP NASA

Tudo o que sabemos sobre o HWO

O HWO, ainda em fase final de design, terá o objetivo de observar exoplanetas do tamanho da Terra em busca de sinais biológicos.

Com um espelho de seis metros de diâmetro e um parasol, o HWO terá a capacidade de observar diretamente esses planetas em comprimentos de onda ópticos, infravermelhos e ultravioletas.

Além disso, ele usará um escudo solar para bloquear a luz das estrelas, permitindo a fotografia de corpos celestes e a captura de sinais de vida orgânica por meio de análise espectrográfica.

Inicialmente, o HWO observará 25 exoplanetas nas zonas habitáveis de suas estrelas, procurando desde a composição atmosférica até análises de estações na superfície dos planetas. Em seguida, continuará com o restante.

Cabe mencionar que o catálogo de 164 exoplanetas está disponível publicamente, e servirá como recurso para orientar o HWO em direção aos mundos com maiores oportunidades para descobrir sinais de vida.

Exoplaneta