Ciência e Tecnologia

Steve Jobs nos ensinou em 2003 a maneira mais inteligente de compartilhar boas notícias

No seu papel como CEO da Apple, Steve Jobs teve que aprender coisas peculiares, como a melhor forma de dar uma boa notícia

En su papel como CEO de Apple Steve Jobs tuvo que aprender cosas peculiares. Como la mejor forma de dar una buena noticia con el iPod.
Imagem: Apple | Em seu papel como CEO da Apple Steve Jobs teve que aprender coisas peculiares. Como a melhor forma de dar uma boa noticia com o iPod

Steve Jobs é uma figura única e querida a seu modo. Ao longo das últimas semanas, compartilhamos várias curiosidades sobre episódios de sua vida que nos ilustram claramente como era sua liderança na Apple.

ANÚNCIO

Os elementos que contribuíram para construir a lenda do rapaz não param. Desde a sua visão das coisas até à sua criatividade para lidar com situações específicas e até mesmo a sua forma de vestir.

Em muitos aspectos, Steve Jobs veio para quebrar paradigmas, impondo tendências e perspectivas que ainda são válidas até hoje.

Mas há uma coisa na qual muitos não se detiveram para refletir: a forma como o cofundador da Apple era capaz de dar más notícias e boas notícias com um impacto positivo e variado.

Steve Jobs e seu segredo para dar boas notícias

Em 2003, mais precisamente em outubro, Steve Jobs deu ao mundo uma lição em tempo real sobre como gerir as expectativas de todos para aumentar o impacto de uma boa notícia.

Nesse momento, em uma keynote que já dominava perfeitamente, o executivo fez um grande anúncio que foi amplamente antecipado: a expansão do seu serviço de iTunes para funcionar agora no Sistema Operacional da Microsoft: Windows.

Devemos considerar que naquele momento o mundo vivia o furor e a loucura pelo seu reprodutor de MP3, o iPod, mas para poder usá-lo plenamente era virtualmente indispensável ser um consumidor exclusivo de produtos Apple.

ANÚNCIO

Mas, com uma participação de mercado de 31% e 56% das receitas do setor na carteira da sua empresa, o céu seria o limite se eles conseguissem dar o salto. E assim foi anunciado:

“Existe uma característica a mais... E as pessoas pensavam que nunca adicionaríamos essa característica até que isso acontecesse: (A tela gigante atrás de Jobs mostra um enorme texto que diz: “Até o inferno congelar”).

Mas estou aqui para informar vocês hoje que isto aconteceu. Hoje anunciamos que o iTunes da segunda geração não roda só no Mac, mas também no Windows”.

Tecnologia "Mil músicas no seu bolso", disse Steve Jobs em sua apresentação, algo que realmente chamou a atenção de milhões de usuários. (Dreamstime)

E para encerrar, Steve Jobs ainda disse que o iTunes para Windows provavelmente era o melhor aplicativo já criado para o Windows.

Todos nós que usamos sabemos que não era verdade e que usar um iPod e iTunes com um PC poderia ser uma verdadeira dor de cabeça, especialmente para os obsessivos em manter a sua música digital organizada.

Mas no final, essa apresentação nos deu algumas lições vitais: as más notícias têm de ser comunicadas de forma clara, rápida e limpa.

Enquanto as boas notícias permitem ser memoráveis se soubermos jogar com a expectativa e o humor.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias