Ciência e Tecnologia

Elon Musk terá que pagar um milhão de dólares por supostamente difamar um jovem na rede social X

A ação contra Elon Musk diz que o magnata o chamou de neonazista em uma postagem, o que o fez ser vítima de uma intensa perseguição

Elon Musk, CEO do X, ao chegar ao Congresso em Washington, em 13 de setembro de 2023. (Foto AP /Jacquelyn Martin) AP (Jacquelyn Martin/AP)

A primeira semana de outubro chega intensa para Elon Musk. Entre segunda e terça-feira, três ações foram propostas contra o magnata sul-africano. Uma vem de sua ex-namorada, a cantora Grimes; outra vem para X, pois uma empresa já tinha esse nome registrado e a mais recente vem de um jovem por difamação.

ANÚNCIO

Um rapaz de 22 anos, chamado Ben Brody, recém-formado na Universidade da Califórnia foi acusado de estar no meio de uma briga de rua entre grupos de extrema direita e neonazistas de Oregon, em Junho.

O jovem conta que teve que sofrer esta situação devido a que Elon Musk o classificou falsamente de neonazista em um post no X. De fato, de acordo com a Independent, o dono da rede social, anteriormente conhecida como Twitter, o acusou de ser "um agente federal secreto".

Ben sofreu um terror intenso devido à imprudência de Musk, e agora Ben está deprimido, assustado e mentalmente perturbado no momento pessoal crucial em que ele chega à universidade e começa sua carreira", diz o documento da ação, ao qual o meio citado teve acesso.

O mesmo site relata os fatos, que ocorreram em 24 de junho deste ano. Membros dos Proud Boys e do Rose City Nationalists, um grupo com ideais neonazistas, tentaram entrar para causar problemas no Pride Night Fest, realizado na cidade de Oregon.

Durante essa revolta, um dos membros perdeu a máscara que cobria o seu rosto. Então, os vídeos publicados nas redes sociais foi determinante para que os usuários começassem a identificar os responsáveis.

No meio destas acusações sem fundamento, alguém mencionou Ben Brody e o jovem respondeu que ele nunca esteve na cidade de Oregon. Apesar disso, Elon Musk entrou na interação do X e disse: “Parece que um é um estudante universitário (que quer se juntar ao governo) e o outro pode ser membro de Antifa, mas ainda assim é provável que se trate de uma situação de falsidade”.

ANÚNCIO

Brody enfrentou essas postagens e se defendeu alegando: “Não faço parte da Frente Patriota e nem sou membro, e as pessoas que afirmam que sou, me confundem com alguém que se parece comigo. Nunca estive na cidade de Oregon para qualquer protesto”.

Portanto, ele garante estar passando por quadros complexos de saúde mental devido ao assédio sofrido, supostamente provocado pelas mensagens de Elon Musk no X.

“Senti que estava prestes a ter um ataque de pânico. Não conseguia dormir. Estava andando e andando de um lado para o outro porque estava muito nervoso com tudo. Obviamente, Elon Musk tem um grande número de seguidores e amplifica as coisas, o que definitivamente piorou muito a situação. Foi aterrorizante, estou começando a me sentir normal agora com o que aconteceu, mas foi como se tivesse sido muito para assimilar”, disse o reclamante, que pede inicialmente uma indenização de 1 milhão de dólares.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias