A Índia passou a monitorar o estado de Kerela após um adolescente de 14 anos morrer vítima do Nipah. 60 pessoas também foram identificadas com alto risco.
ANÚNCIO
Não existem vacinas contra o vírus, desta forma, ele passou a ser prioritário pela OMS (Organização Mundial da Saúde), devido ao seu potencial pandêmico.
Saiba mais sobre o Nipah
De acordo com a coluna ‘Viva Bem’, o vírus Nipah pode ser transmitido de animais para humanos, além de alimentos contaminados ou diretamente entre pessoas.
De acordo com a publicação, morcegos que comem frutas são os principais portadores do vírus.
O primeiro surto da doença teria sido na Malásia, onde as vítimas contraíram o vírus de porcos, outros possíveis hospedeiros.
Infecção e sintomas
O período entre a infecção pode variar entre 4 e 14 dias, de acordo com a OMS, contudo já foi relatado a incubação de até 45 dias.
Quem é infectado com o Nipah pode sofrer com encefalite muito grave, que é a inflamação do cérebro. O índice de mortalidade é alto, informa o site.
ANÚNCIO
Após o sistema nervoso ser afetado, podem aparecer sintomas como:
- Alteração do nível de consciência;
- Convulsão;
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Náuseas e vômitos;
- Quadros de pneumonia também podem surgir.
Não existem sinais específicos que podem denunciar a infecção por Nipah, por isso é difícil identificar o vírus e detectar surtos.
Ainda não existem tratamentos específicos contra o vírus, sejam vacinas que impedem a contaminação ou remédios para combater o quadro.
⋅ ⋅ ⋅
*ATENÇÃO: este texto tem como objetivo apenas informar, e não detectar doenças. Em caso de sintomas, procure um médico e nunca faça o uso de medicamentos sem prescrição.