Social

Centenas de sepulturas vikings são encontradas com espadas presas na Suécia

Descoberta é considerada rara. Espadas foram colocadas nas sepulturas para impedir que ‘os mortos levantem’

Espada viking enterrada ao lado de túmulo
Centenas de sepulturas vikings são encontradas com espadas presas na Suécia Imagem: reprodução The Mirror/National Historical Museums

Arqueólogos fizeram uma descoberta rara após desenterrar sepulturas vikings que continuam espadas em pé ao lado delas.

Segundo o The Mirror, os artefatos estão em Västmanland, Suécia, e possuem cerca de 1.200. Tudo indica que eles foram colocados dessa forma propositalmente.

Quando se trata desse tipo de descoberta, os especialistas se dividem, com alguns dizendo que a espada encontrada em pé é um mistério, enquanto outros afirmam que elas são presas nas sepulturas para “impedir que os mortos se levantem”.

LEIA TAMBÉM: Arqueólogos dizem ter encontrado túmulo do ‘Papai Noel’


De acordo com a Arkeologerna, empresa de arqueologia da agência governamental National Historical Museums: “A colocação das espadas reflete uma ação com muito simbolismo. Isso mostra que a construção das duas incrustações de pedra com espadas foi feita deliberadamente, talvez para criar um vínculo com um determinado indivíduo, ancestral ou grupo social”.

Eles também explicam que a descoberta é considerada rara pois não é comum encontrar as espadas enfincadas ao lado da sepultura, mas isso significa que elas serão às companheiras para a viagem para o próximo mundo.

Contudo, eles não acreditam que as armas foram deixadas para proteger os mortos. “As espadas eram objetos tão preciosos - em vez disso, facas ou pontas de flecha poderiam ter sido usadas, o que teria sido significativamente mais barato”, acrescentaram.

De acordo com a publicação, foram encontradas mais de 100 sepulturas. Agora a equipe planeja juntar os fragmentados para determinar o tamanho e a forma exata das espadas.

Espada viking
Centenas de sepulturas vikings são encontradas com espadas presas na Suécia Imagem: reprodução The Mirror/National Historical Museums

A última descoberta deste tipo havia sido feita em um assentamento maia no México.

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

LEIA MAIS:

Você sente cheiro de barata? Internautas debatem habilidade de detectar o inseto

Vai um bifinho aí? Cassino promete almoço com espírito de parentes falecidos

VÍDEO: O que aconteceu após ataque de sucuri no Pantanal

Últimas Notícias