Social

Com aumento de tensão, Rússia anuncia retirada de diplomatas da Ucrânia

Medida é mais um sinal de que um conflito militar entre os países está se tornando mais provável

Rússia anuncia retirada de diplomatas da Ucrânia
Rússia anuncia retirada de diplomatas da Ucrânia Pixabay (Divulgação)

A Rússia começou a retirar diplomatas de sua embaixada e consulados na Ucrânia neste sábado em meio a crescentes temores de segurança. A medida é mais um sinal de que um conflito militar entre os países está se tornando mais provável.

ANÚNCIO

A Casa Branca alertou no sábado que a Rússia pode invadir a Ucrânia a qualquer momento com grandes ações militares e pediu aos norte-americanos que deixem o país até domingo. A Rússia, que reuniu cerca de 130 mil soldados ao longo das fronteiras ucranianas nas últimas semanas, negou repetidamente que pretende invadir. O presidente Biden e o presidente russo Vladimir Putin devem discutir a crise ainda neste sábado.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse neste sábado que Moscou decidiu “certa otimização” do pessoal da embaixada russa em Kiev e seus consulados em Kharkiv, Odessa e Lviv porque temia “provocações do regime de Kiev ou de países terceiros”. Ela disse que os serviços consulares continuarão. Por outro lado, um segurança da embaixada russa em Kiev e moradores de prédios próximos disseram que não viram nenhum sinal de evacuação até agora.

Recomendados

As embaixadas ocidentais também estão retirando funcionários da capital ucraniana, com algumas delas instalando sedes-satélite na cidade de Lviv, perto da fronteira polonesa, considerada relativamente segura.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse que “continuamos nos concentrando em nossa embaixada” em Kiev e que o departamento fornecerá mais informações nas próximas horas. “Continuamos a ver sinais muito preocupantes da escalada russa, incluindo novas forças chegando ao redor das fronteiras da Ucrânia”, disse ele após uma reunião com o primeiro-ministro interino de Fiji, Aiyaz Sayed-Khaiyum.

Blinken disse que falaria ainda hoje com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e que continuaria defendendo uma resolução diplomática para a crise. “Mas deve ocorrer no contexto de desescalada”, disse. “Até agora, só vimos uma escalada de Moscou. Este é um momento crucial. Estamos preparados para o que acontecer.”

Algumas embaixadas ocidentais planejam encerrar as operações em Kiev já na segunda-feira, disseram diplomatas. Os hotéis de Lviv já estão lotados de funcionários e contratados de embaixadas estrangeiras.

O Departamento de Estado dos EUA ordenou no mês passado a saída de todos os familiares de funcionários da Embaixada dos EUA em Kiev, enquanto autorizava a saída de alguns funcionários da embaixada. Na época, um alto funcionário do Departamento de Estado disse que as medidas eram “precauções prudentes tomadas para a segurança dos cidadãos e funcionários do governo dos EUA, e de forma alguma prejudica nosso apoio ou nosso compromisso com a Ucrânia”.

O secretário disse que conversou recentemente com vários de seus colegas, incluindo o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia Dmytro Kuleba, o ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, e o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Jens Stoltenberg. Ele estava programado para falar no final do dia com a secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss. “Temos um nível notável de unidade e propósito comum”, disse Blinken. “Nós e nossos aliados deixamos isso muito claro para Moscou: se o presidente Putin decidir tomar uma ação militar, iremos rapidamente impor severas sanções econômicas. A coordenação com aliados e parceiros em todo o mundo reforçará a capacidade da Ucrânia de se defender.”

Tags

Últimas Notícias