Social

Dezenas de pessoas estão desaparecidas após um deslizamento de terra em Mianmar

Acredita-se que ao menos 80 pessoas tenham sido arrastadas para dentro de um lago com resíduos de mineração.

Representação (Staff Sgt. Carrie A. Castillo/rawpixel.com / U.S. Army (Source))

Após uma deslizamento de terra em Mianmar dezenas de pessoas seguem desaparecidas. O caso aconteceu em uma mina de jade na manhã da última quarta-feira.

ANÚNCIO

Conforme notícia divulgada pelo The Mirror, o deslizamento de terra aconteceu na região de Hpakant, no estado de Kachin, por volta das 4 horas da manhã.

As autoridades estão temerosas uma vez que estima-se que 80 pessoas tenham sido arrastadas para um lago, conforme declaração de um funcionário da Fundação de Desenvolvimento da Rede Kachin.

Recomendados

“As autoridades chegaram ao local por volta das 7 da manhã e estão realizando as buscas”, declarou Dashi Naw Lawn, funcionário do grupo da sociedade civil, acrescentando que até o momento não foram recuperados corpos.

A região de Hpakant atualmente é o centro da indústria de jade de Mianmar.

Deslizamentos aconteceram nos últimos dias

No último final de semana um outro deslizamento de terra atingiu o local do acidente. Relatos apontam para ao menos seis pessoas mortas.

Acidentes como este são comuns nas minas da região que são mal regulamentadas e atraem trabalhadores em situação de extrema pobreza em busca de joias para exportação.

Com as consequências econômicas da epidemia de covid-19, a quantidade de pessoas que buscaram suporte financeiro nas minas de jade aumentou significativamente.

O governo depois de Aung San Suu Kyi prometeu limpar a indústria quando assumiu o poder em 2016, mas os ativistas disseram que poucas coisas mudaram na região.

Confira também:

Em julho de 2020, mais de 170 pessoas, muitas delas migrantes, morreram em um dos piores desastres de Hpakant depois que resíduos de mineração desabaram em um lago.

Responsável pela produção de 90% das pedras de jade do mundo, a região de Hpakant em Mianmar é um dos principais pontos de extração da pedra.

Grupos de direitos humanos dizem que empresas de mineração ligadas a elites militares e grupos armados étnicos lucram bilhões de dólares por ano com a exploração das minas.

Tags

Últimas Notícias