Social

“Navios fantasmas” aparecem no Oceano Pacífico após uma erupção vulcânica

Os navios datam da época da Segunda Guerra Mundial e podem ter participado da batalha de Iwo Jima em 1945.

Navios fantasmas da 2ª Guerra Mundial aparecem na costa japonesa
Navios fantasmas da 2ª Guerra Mundial aparecem na costa japonesa Reprodução / The Mirror

Em decorrência da intensa atividade sísmica, diversos “navios fantasmas” emergiram do fundo do Oceano Pacífico na região costeira do Japão.

ANÚNCIO

Conforme notícia publicada pelo The Mirror, os navios datam do período da Segunda Guerra Mundial e podem ter participado da batalha de Iwo Jima, em 1945.

A recente atividade sísmica na região, causada por um vulcão subaquático chamado Fukutoku-Okanoba, fez com que uma pequena ilha, de aproximadamente 1km de diâmetro, aparecesse na região.

Recomendados

Desde quando surgiu a ilha tem afundado lentamente e já possui um terço de seu tamanho original. A Guarda Costeira Japonesa informou que a pequena ilha foi formada por lava endurecida e é constituída por pedra-pomes e cinzas vulcânicas.

Além dela, a erupção fez com que outras aparições acontecessem na costa japonesa. Aproximadamente 24 navios que afundaram durante a batalha de Iwo Jima, em 1945, foram arrastados para a costa.

Os navios afundaram durante a batalha de Iwo Jima, na Segunda Guerra Mundial

Durante a batalha de Iwo Jima, 70 mil fuzileiros navais norte-americanos lutaram contra 20 mil soldados japoneses que se esconderam em bunkers dentro das rochas vulcânicas da ilha.

Ao término da batalha, 20 mil fuzileiros foram feridos e quase 7 mil perderam suas vidas, enquanto quase todos soldados japoneses foram mortos. Estima-se que esta tenha sido uma das batalhas mais sangrentas da Segunda Guerra Mundial.dd

As embarcações que emergiram na costa foram identificadas como sendo navios japoneses capturados pela Marinha dos Estados Unidos após a batalha.

Confira também:

Conforme informações dos Arquivos Nacionais dos Estados Unidos, como a região de Iwo Jima não possuía um porto, os navios foram afundados de forma paralela à costa, formando um quebra-mar.

Esta não foi a primeira aparição dos navios de guerra. Há 35 anos eles puderam ser vistos também em decorrência da intensa atividade sísmica na região. Pouco tempo depois eles foram novamente arrastados para o fundo do oceano.

O diretor do Centro de Promoção de Pesquisas e Vulcões do governo, Setsuya Nakada, declarou: “A área do mar descolorida se espalhou para as áreas circundantes, o que indica que a atividade vulcânica ainda não diminuiu. Existe a possibilidade de uma grande erupção em Iwo Jima.

De acordo com os dados da Volcano Discovery, o Japão possui mais de 100 vulcões ativos, representando cerca de 10% dos vulcões ativos em todo mundo. Eles pertencem ao chamado Anel de Fogo do Pacífico.

Tags

Últimas Notícias