Social

Bombardeio pode ser a única solução para diminuir a destruição causada pelo vulcão em La Palma

Em erupção a mais de 1 mês, os danos causados pelo fluxo de lava expelido do vulcão Cumbre Vieja podem causar danos ainda mais extensos à Ilha de La Palma.

Alerta de explosão é emitido em La Palma

Em erupção a mais de 1 mês, o vulcão Cumbre Vieja continua causando danos extensos à La Palma. Com constantes abalos sísmicos indicando que a erupção está longe de acabar, algumas autoridades sugerem que a única saída para evitar mais danos é a realização de um bombardeio.

Conforme notícia publicada pelo The Mirror, dezenas de movimentos sísmicos ocorreram na ilha, o que não afasta a possibilidade de tremores mais intensos enquanto os fluxos de lava permanecem jorrando do vulcão.

Com os moradores preparados par novos tremores e para uma possível necessidade de evacuação, Casimiro Curbelo, chefe do conselho responsável pela ilha vizinha de La Gomera, sugeriu a utilização de aviões militares para bombardear o fluxo de lava e desviar seu caminho para evitar áreas povoadas da ilha.

Ele admitiu que a ideia pode ser “maluca”, mas insistiu que acredita que ela tenha valor diante do “ponto de vista tecnológico”. As declarações de Curbelo foram feitas durante um debate na estação de rádio espanhola Radio Faycan.

“Há um cone vulcânico principal e outros que apareceram com o tempo, e o grande dano causado por isso é que os rios de lava não seguem a mesma direção, mas vão para onde são expelidos conforme a inclinação”, declarou Curbelo.

Ele considerou a realização de um bombardeio para controlar o fluxo de lava

Segundo Curbelo, uma possível solução seria “abrir um novo fluxo de lava na direção que você deseja que ela vá”.

“Vamos nos colocar em uma das guerras mundiais. Não existe um avião que pode voar e largar coisas? Ótimo! Isso me permite guiar a lava em uma direção. Hoje a tecnologia é muito confiável. Tem que ser feito com uma altura razoável. Talvez o que estou falando seja loucura, mas acho que do ponto de vista tecnológico temos que tentar”, finalizou Curbelo.

Diante de sua declaração, os vulcanologistas de La Palma não deram uma resposta imediata à sugestão de realizar um bombardeio.

Confira também:

Meios de comunicação locais destacaram que os comentários de Curbelo trouxeram à tona questões políticas relacionadas a expulsão de Curbelo do partido PSOE, que governa a Espanha. Ele agora lidera o Grupo Socialista Gomera.

Cerca de 7500 habitantes de La Palma foram forçados a fugir na ilha nas últimas cinco semanas. Até o momento não foram registrados mortos em decorrência da erupção, mas a lava destruiu mais de 2000 edifícios e cobriu cerca de 2200 acres de terra.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos