Social

Homem é hospitalizado após tapar a boca e o nariz enquanto espirrava

Reprodução / IFLS

Um homem de 34 anos decidiu tentar bloquear um espirro tapando a boca e o nariz ao mesmo tempo. Foi quando sentiu um estalo no pescoço e acabou na emergência de um hospital.

ANÚNCIO

Segundo o IFLS, o caso foi descrito em um relatório médico com o título de «Estalos: quando espirrar leva à crepitação no pescoço”.

Ele também passou a sentir dor de garganta, dificuldade para engolir e até mesmo uma mudança na voz. Após um exame, foi descoberto que, durante o ato de suprimir o espirro, ele rompeu a nuca, criando bolhas de ar dentro de seus tecidos profundos e músculos.

Recomendados

VEJA MAIS:
◦ Adolescente fica cego após comer apenas batata frita durante anos
◦ Gêmeas completam 100 anos e atribuem longevidade a vinho e chocolate
◦ Vídeo bizarro: canal de TV entrevista ‘o’ coronavírus

espirro 1

A ruptura – que geralmente é causada por traumatismo cervical contuso, vômitos profusos e tosse forte – fez com que o ar vazasse para a região retrofaríngea (veja a seta na imagem acima).

O homem recebeu um tubo de alimentação e antibióticos intravenosos como medida de precaução, recebendo alta logo em seguida. A equipe médica responsável pelo caso advertiu no relatório:

«Parar o espirro bloqueando as narinas e a boca é uma manobra perigosa e deve ser evitada, podendo levar a inúmeras complicações, como pneumomediastino, perfuração da membrana timpânica e até ruptura do aneurisma cerebral.”

 

Tags

Últimas Notícias