Social

Adolescente fica cego após comer apenas batata frita durante anos

Reprodução / IFLS / Shutterstock

Um adolescente ficou cego após viver anos com uma dieta baseada apenas em batatas fritas e salgadinhos de batatas. O caso aconteceu em Bristol, na Inglaterra.

ANÚNCIO

Segundo o IFLS, o rapaz começou a ter problemas de audição aos 14 anos, por deficiência de vitamina B12, que é encontrada em peixes, laticínios e ovos.

«Sua dieta diária consistia basicamente de uma porção de batatas fritas. Ele também costumava petiscar salgadinhos de batata, como os da marca Pringles.» – Declarou a médica Denize Atan, que o atendeu no Bristol Eye Hospital.

Recomendados

A vitamina B12 é crucial para a formação de hemácias, proteínas, hormônios e gorduras. Sua deficiência pode levar à neuropatia óptica, uma perda de visão progressiva e indolor, frequentemente associada à redução da visão das cores.

O adolescente sofria com o Transtorno alimentar seletivo, uma perturbação relacionada à ansiedade que provoca falta de interesse em determinados alimentos por causa de sua aparência, cor, odor ou textura.

VEJA MAIS:
◦ Gostosas e saudáveis: conheça 5 alternativas ao leite de vaca
◦ Como no chocolate amargo: cientistas criam chocolate ao leite com propriedades benéficas à saúde
◦ Gêmeas completam 100 anos e atribuem longevidade a vinho e chocolate

Contrariando os conselhos médicos, ele não continuou com seus suplementos. Três anos depois, ele perdeu a visão.

«Ele tinha pontos cegos bem no meio de sua visão. Isso significa que ele não pode dirigir e teria muita dificuldade para ler, assistir TV ou discernir rostos.» – Afirmou Atan.

Quando detectada precocemente, a neuropatia óptica nutricional pode ser tratada. Entretanto, de acordo com a mãe do adolescente, a visão do adolescente havia se deteriorado rapidamente, sem que ninguém notasse.

«Ele sempre foi magro, então não nos preocupamos com o peso. Você ouve falar de junk food e obesidade o tempo todo, mas ele era magro como um pau.»

Apesar dos sinais externos de boa saúde, ele estava gravemente desnutrido e havia sofrido uma perda de minerais nos ossos, sendo encaminhado a serviços de saúde mental por causa de seu distúrbio alimentar.

Tags

Últimas Notícias