Um novo tipo de golpe foi detectado pela Polícia Civil de São Paulo, onde pessoas se passando por funcionários de Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) entram em contato por telefone fazendo cobranças financeiras.
ANÚNCIO
O golpe é dirigido especialmente a agentes e empresas credenciadas no Detran, como autoescolas e despachantes e outros prestadores de serviço. Os criminosos ameaçam bloquear seus cadastros nas autarquias caso não efetuem o pagamento de supostas ‘taxas’ em atraso.
Quem for contatado pelos golpistas deve acessar o canal FALA SP na página do governo do estado de São Paulo e clicar no botão “Denúncia”, informando o ocorrido. A polícia recomenda que seja registrado também um boletim de ocorrência para apoiar as investigações e em nenhum momento fazer qualquer tipo de pagamento.
O Detran-SP informou por seus canais que não faz qualquer tipo de cobrança por telefone e está em processo de automação digital dos serviços prestados para que cada vez tenha menos interferência nos processos internos. Atualmente, segundo a autarquia, cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital.