Foco

Frio de -15º C congela animais na Patagônia argentina

Onda de frio extrema vinda da Antártida está matando animais no sul do continente

Patagônia argentina
Patagônia argentina (Ministério da Defesa da Argentina)

Uma onda de frio incomum vinda da Antártida derrubou os termômetros no extremo sul do continente sul-americano, levando a temperaturas extremas de 15 graus negativos em algumas regiões, como a Patagônia argentina, segundo notícia publicada pelo G1.

ANÚNCIO

Apesar de estarem acostumados ao frio, essa onda polar considerada incomum pelos meteorologistas fez com que patos morressem congelados nas lagoas e ovelhas ficassem presas entre camadas de neve, levando muitas a congelarem.  O Exército foi acionado para levar alimentos para as pessoas que estão isoladas na região e para os animais.

A onda de frio fez com que o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SNM) entrasse em alerta amarelo, que aponta ‘risco de danos e interrupção das atividades diárias’.

A onda de frio de julho foi a segunda em três meses na região, que de acordo com Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SNM) está com alerta meteorológico amarelo, por risco de dano e interrupção das atividades cotidianas.

Climatologistas esclareceram que a baixa temperatura deve-se ao ar frio que vem da Antártida e acreditam que as baixas temperaturas no sul do continente devem continuar durante todo o inverno. Eles não descartam que essa onda de frio extremo pode se repetir nas próximas semanas.

NO RS

No sul do Brasil, o frio também não passou despercebido e o dia amanheceu nesta terça-feira com temperaturas abaixo de zero como consequência da massa polar que atravessa o continente sul-americano.

As menores temperaturas no Rio Grande do Sul se deram nas cidades de Campanha, na Serra do Sudeste e na fronteira com o Uruguai. Em Pedras Altas, na Serra do Sudeste, a temperatura caiu para 4 graus abaixo de zero, de acordo com a Metsul.

As cidades gaúchas de Pinheiro Machado, Herval e Bagé registraram, respectivamente, -3,9ºC, -2,4º C e -2,2ºC, segundo a meteorologia.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias