Protestos resultaram em três ônibus danificados no Jaraguá, na Zona Norte de São Paulo, na quinta-feira (25), depois da morte do feirante Matheus de Lima Azevedo, de 28 anos, durante uma operação policial. Familiares da vítima dizem que o rapaz estava dentro de casa, quando foi baleado por PMs. Já a corporação alega que ele era suspeito de tráfico de drogas, reagiu à abordagem e entrou em confronto com os agentes.
ANÚNCIO
A operação policial ocorreu no Conjunto City Jaraguá, na noite de quarta-feira (24). Apesar da versão da polícia, os parentes da vítima negaram que ele tivesse qualquer ligação com traficantes de drogas e disseram que o rapaz, além de trabalhar como feirante, fazia bicos como pedreiro. Ele tinha acabado de chegar em casa, quando PMs invadiram o local e o atingiram com três tiros.
Revoltados com a situação, moradores incendiaram os ônibus na quinta-feira. Por volta das 11h, um dos veículos foi incendiado na Estrada de Taipas, na altura do número 1.400. Logo depois, às 12h, um micro-ônibus foi apedrejado e houve uma tentativa de incendiá-lo. Por fim, por volta das 15h30, um ônibus de viagem foi queimado na Avenida Nelson Palma Travassos.
Por conta dos incêndios, a SPTrans precisou alterar os itinerários de seis linhas e suspendeu a operação dos coletivos que fazem o trajeto “Jardim Rincão/Terminal Pirituba”. Na manhã desta sexta-feira (26), a situação já tinha sido normalizada.
Um homem de 24 anos foi detido com bombas, coquetéis molotov, isqueiro e um galão de gasolina. Ele foi levado para o 72º Distrito Policial da Vila Penteado, que encaminhou os materiais para perícia. Além disso, dois adolescentes foram apreendidos suspeitos de participação nos ataques aos ônibus.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que reforçou a segurança na região. Sobre a morte do feirante, a pasta disse que o caso segue em investigação no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e que uma investigação foi instaurada contra os policiais envolvidos na ocorrência, sendo que eles tiveram as armas recolhidas.
