Conforme publicação realizada pela Agência Brasil, o prazo final para a convocação das vagas remanescentes do Fies foi prorrogado para o dia 19 de julho. Por meio de um edital publicado pelo Ministério da Educação, a pré-seleção dos candidatos da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi adiada.
ANÚNCIO
As vagas remanescentes que garantem financiamentos de até 100% do valor do curso são as que não foram preenchidas nas etapas anteriores do processo de seleção do programa. Desta forma, elas são exclusivas para estudantes matriculados no curso, turno e local de oferta em que se inscreveram.
No momento da inscrição é necessário que os alunos estejam obrigatoriamente cursando o semestre em questão ou que tenham obtido aproveitamento de, ao menos, 75% das disciplinas no semestre cursado, caso ele tenha terminado.
Candidatos com renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo e que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) dos programas sociais do governo federal, terão prioridade na chamada realizada.
O edital que prevê o adiamento da chamada para vagas remanescentes no Fies pode ser consultado no portal gov.br. A publicação foi efetivada no Diário Oficial da União em 12 de julho de 2024.
Quem tem direito ao Fies?
Estudantes que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e tenham conquistado média das notas das provas igual ou superior a 450 pontos, e nota superior a 0 na redação, podem se inscrever no Fies desde que possuam renda familiar mensal bruta de até três salários-mínimos por pessoa.
Por meio do Fies, os estudantes podem conseguir financiamento de até 100% dos custos referentes aos cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.
Veja também: Vestibular ITA 2025: inscrições terminam nesta quarta-feira, 17 de julho