Foco

Voo para resgate de mais brasileiros em Gaza decola para o Egito

Itamaraty lista 102 nacionais e familiares interessados em retornar

Guerra em Gaza: Mais brasileiros são resgatados
Guerra em Gaza: Mais brasileiros são resgatados (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O voo que aguardava no Rio de Janeiro para resgatar mais brasileiros que estão na Faixa de Gaza decolou no início da manhã deste sábado (9) em direção ao Egito, informou a Força Aérea Brasileira (FAB). Este será o 11º voo de repatriação de brasileiros em áreas de conflito no Oriente Médio na Operação Voltando em Paz, do Governo Federal.

ANÚNCIO

A aeronave KC-30 (Airbus A330 200) decolou da Base Aérea do Galeão às 5h08 e leva a bordo um carregamento de cerca de 11 toneladas de alimentos não perecíveis, fornecidos pelo Brasil para assistência humanitária. O destino da aeronave será o Aeroporto Internacional do Cairo, capital do Egito, em voo direto com previsão de duração de 15 horas.

Chegou a 1.135 o número de brasileiros atendidos pela Operação Voltando em Paz
Avião da FAB pousou nesta madrugada no Rio de Janeiro com 219 brasileiros que estavam em Israel (Reprodução/FAB)

LEIA TAMBÉM: Saiba quem é a psicóloga que morreu atropelada após cair de moto de aplicativo, em Goiânia

A decolagem chegou a ser prevista para a última quinta-feira, mas a Aeronáutica explicou que era necessário aguardar autorização para que os brasileiros atravessassem a fronteira da Palestina com o Egito.

Mais de 100 brasileiros

O Ministério das Relações Exteriores, por meio do Escritório de Representação em Ramalá, lista 102 brasileiros e familiares próximos de brasileiros interessados em repatriação a partir da Faixa de Gaza.

A solicitação para saída deste novo grupo da Faixa de Gaza pelo Portal de Rafah em direção ao Egito foi apresentada em novembro, e o governo brasileiro aguarda autorização dos países responsáveis pela organização da saída de estrangeiros de Gaza para dar início ao processo de repatriação.

Mais cinco viagens estão previstas para os próximos dias
Primeiro voo da FAB que resgatou brasileiros em Israel pousa em Brasília (Reprodução/Instagram)

Coordenado com a Embaixada em Tel Aviv, o escritório brasileiro em Ramalá transportou vários integrantes do grupo de outros pontos do enclave até Rafah, onde estão mais de 80 brasileiros e familiares próximos, a maior parte deles em casas alugadas pelo Itamaraty para abrigá-los.

ANÚNCIO

O ministério informa ainda que permanece em contato constante com o grupo e oferece gêneros de primeira necessidade, abrigo, transporte e atendimento psicológico remoto.

LEIA TAMBÉM: Resultado da Lotofácil 2974: veja os números sorteados nesta sexta-feira

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias