Foco

“A Terceira Guerra Mundial foi declarada”, diz Papa Francisco

Em entrevista, Papa falou da invasão da Rússia na Ucrânia, criticou a Otan e exaltou o heroísmo ucrraniano

Em uma conversa com diretores de revistas culturais européias, o Papa Francisco disse que em sua opinião, já estamos vivendo em um conflito mundial. “Para mim, a Terceira Guerra Mundial foi declarada”, segundo a transcrição da conversa feita pelo jornal italiano La Stampa.

Durante a entrevista, o pontífice disse que a invasão da Rússia “talvez, de alguma forma, tenha sido provocada ou não impedida”, em uma referência à expansão da Otan próximo às fronteiras russas. O Santo Padre rejeitou, no entanto, qualquer apoio ao conflito e à invasão russa na Ucrânia.

Durante  a entrevista, o Papa citou um encontro com um chefe de estado antes do início da guerra que lhe disse que estava preocupado com a forma como a OTAN estava se movendo. “Perguntei por que e ele respondeu: ‘Eles estão latindo nos portões da Rússia. E eles não entendem que os russos são imperialistas e não permitem que nenhuma potência estrangeira se aproxime”, disse. O chefe de estado manifestou na época sua preocupação de que aquilo levasse a uma guerra. “Aquele chefe de Estado sabia ler os sinais do que estava acontecendo”, disse Francisco.

Recomendados

LEIA TAMBÉM: Mãe deixa filha amarrada à placa para vender pipoca no farol: ‘Para que ninguém a roube de mim’

Francisco expressou sua admiração pelo “heroísmo do povo ucraniano” diante da adversidade da guerra. “Também é verdade que os russos pensavam que tudo terminaria em uma semana. Mas eles calcularam mal. Eles conheceram um povo corajoso, um povo que luta para sobreviver e que tem uma história de luta”, disse.

Segundo o Papa, o que o mundo enfrenta no momento é uma situação de guerra mundial, de interesses globais, venda de armas e apropriação geopolítica “que martiriza um povo heróico”.

Pode interessar também:

Criança denuncia abuso sexual em atividade feita na escola; homem acabou preso

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos