Foco

Trombose mata mulher durante voo de São Paulo para Paris

Idosa começou a passar mal e voo foi desviado para Espanha para atendimento de emergência

O mistério sobre a morte da baiana Maria de Lourdes Araujo dos Santos, de 75 anos, durante um voo para Paris na última segunda-feira começou a ser desvendado pela equipe médica que a atendeu, segundo matéria publicada na revista ISTOÉ.

Maria embarcou com seu sobrinho no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e visitaria a Cidade das Luzes pela terceira vez, onde moram cinco dos seus filhos, mas começou a passar mal durante o voo e o avião foi obrigado a fazer um pouso que não estava programado em Madri, na Espanha.

Seu sobrinho, que viajava com ela, estava em um assento na parte de trás do avião, separada dela, e só percebeu o que estava ocorrendo depois de algum tempo.

Recomendados

Ela chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu e faleceu. A causa da morte ainda não estava clara, já que a idosa não sofria de nenhuma doença crônica, mas o laudo da perícia médica apontou que ela teve uma trombose em pleno voo.

TROMBOSE X AVIÃO

Avião da Azul desvia rota após passageiro morrer durante voo

A trombose é um coágulo no sangue em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas que bloqueia o fluxo de sangue, causando inchaço e dor na região. Quando o coágulo se movimenta pela corrente sanguínea, podendo chegar aos pulmões, coração ou cérebro e causar uma embolia e levar o paciente à morte.

Não é incomum acontecer durante uma viagem de avião de longa duração, de acordo com o médico Gilberto Narchi, cirurgião vascular do Hospital do Coração (HCor), já que o passageiro fica sentado durante horas em uma mesma posição, represando a circulação nos membros inferiores.

DICAS PARA EVITAR A TROMBOSE DURANTE O VOO

  • Segundo os especialistas, a melhor maneira de evitar ser acometido pela doença durante um voo de longa duração é movimentar-se durante a viagem, levantando, esticando as pernas e caminhando, mesmo que seja até o banheiro.
  • Evitar roupas apertadas, que ajudam a comprometer a circulação e concentra o sangue em determinadas partes do corpo, facilitando a formação de coágulos.
  • Beber bastante água durante a viagem. A falta de hidratação torna o sangue mais viscoso e também ajuda na formação de coágulos.
Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos