Foco

IPTU 2022: vencimento começa nesta segunda-feira em São Paulo

Notificações enviadas em janeiro começam a vencer hoje

A partir desta segunda-feira (dia 1º)  começa a vencer em São Paulo o  prazo para pagamento da primeira parcela ou do pagamento à vista do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022.

A Secretaria municipal da Fazenda começou a enviar as notificações de pagamento em 19 de janeiro pelo correio, de acordo com data de vencimento, e continuará enviando até 11 de fevereiro. Os contribuintes isentos começam a receber as postagens do IPTU somente após 12 de fevereiro.

Ainda não sabe o valor do IPTU? Clique aqui e escolha opção Consulta da Emissão Geral e 2ª Via do IPTU.

Recomendados

Neste ano, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá um desconto de 3%. Os que preferirem parcelar poderá dividir o tributo em até 10 parcelas. No entanto, cada parcela não pode ser menor do que R$ 50, então se o valor do imposto for baixo, deverá ser pago em menos parcelas.

A prefeitura não enviará boletos mensais para quem optar pelo parcelamento. A notificação inicial permite o pagamento a vista ou da primeira parcela. Ao pagar a primeira parcela, o contribuinte receberá posteriormente todos os boletos em um único formulário, com as respectivas datas de pagamento.

O pagamento do IPTU 2022 pode ser feito em qualquer agência bancária, diretamente nos terminais de autoatendimento, apenas com o número de cadastro do imóvel. Quem preferir, pode ainda pagar pelo Internet Banking e nas casas lotéricas. Nesta última, é necessário apresentar o boleto de pagamento.

O não pagamento do IPTU gera multa diária de 0.33% até o limite de20% do imposto. A partir do segundo mês, além da multa, passa a incidir sobre o imposto a atualização monetária baseada no IPCA e juros de 1% ao mês.

REAJUSTE DO IPTU

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) sancionou lei no ano passado estabelecendo reajuste do IPTU em 2022, 2023 e 2034 limitado à inflação dos últimos 12 meses, mas com um teto de 10%.

Para consultar o calendário de vencimento do IPTU e outras informações, clique aqui.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos