Foco

5 itens do carro que todo motorista deve checar antes de pegar a estrada

Vai viajar neste fim do ano? Confira as dicas para chegar ao destino em segurança

É preciso verificar alguns itens do carro antes de pegar a estrada

Muitos motoristas vão viajar neste fim de ano para celebrar a chegada de 2022 em um lugar diferente. Com a vacinação acelerada, muitas famílias que passaram a virada anterior em casa para se proteger da covid-19 optaram agora por sair um pouco da rotina. E boa parte delas vai usar o carro para chegar ao destino escolhido.

Para te ajudar a curtir a estrada em segurança, o Metro World News conversou com Sandro dos Santos, mecânico e gestor da oficina Doctor American Car. O especialista listou cinco itens que devem ser checados nos automóveis para evitar imprevistos e garantir que o passeio seja tranquilo do começo ao fim. Confira:

1 – Bateria: Verifique se ela está em condições perfeitas de uso antes de sair de casa. Muitas vezes, suas células se encontram descarregadas por falta de uso ou pelo tempo de vida já ter sido ultrapassado. Vá até um posto autorizado ou ao seu mecânico de preferência para fazer um teste e avaliar seu estado.

Recomendados

2 – Pneus: Cheque se não estão rachados, murchos ou com desgaste no limite, ou seja, carecas. “Não se pode deixar também de conferir o estepe. É comum que, por ficar tanto tempo guardado no porta-malas, o mesmo não esteja bom para ser usado”, lembra Santos.

3 – Fluidos: Veja se o óleo do motor está vencido. A necessidade de troca leva em conta dois fatores - data e quilometragem. Confirme também se há água do radiador e se ela está no nível correto e avalia sua coloração. Se possível, verifique também o óleo da transmissão. “No dia a dia podemos não perceber vazamentos ou, por conta de o carro ficar muito tempo parado, os fluidos podem evaporar”, alerta o mecânico.

4 – Palhetas: Não esqueça de verificar se as hastes de borracha do para-brisa estão em boas condições. Se atente ainda à água que sai no esguicho do limpador. Certifique-se de seu funcionamento e se o reservatório está completo e, de preferência, com o shampoo. “Isso vai fazer toda a diferença se o vidro sujar de lama, insetos ou fuligem. Negligenciar esse item pode colocar a viagem em risco.”

5 – Luzes – Cheque antes de partir lanterna, freio, marcha ré e lâmpadas de seta. “Lembrando que se não estiverem funcionando, o motorista tem chances de se envolver em uma colisão, além de ser multado e levar pontos na carteira”, afirma Souza.

O mecânico ressalta que, além de realizar esse check list, todo motorista precisa verificar alinhamento, suspensão e documentação do veículo. Freios, pastilhas, discos e ar condicionado devem receber atenção regularmente. Além disso, por mais que não seja necessário em termos legais, o especialista recomenda contar com um extintor de incêndio no carro.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos