Foco

VÍDEO: Bombeiros fazem buscas por bimotor desaparecido; pescadores avistaram avião voando baixo

Aeronave desapareceu entre Ubatuba (SP) e Paraty (RJ); FAB encontrou destroços que podem ser do avião

O Corpo de Bombeiros segue fazendo buscas na tarde desta quinta-feira (25) pelo avião bimotor que desapareceu no mar entre as cidades de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, e Paraty, no Rio de Janeiro, levando três pessoas. Um vídeo divulgado pela corporação mostra o trabalho, realizado pela equipe do Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (Salvaero), que está concentrado na direção de Serra Negra, que dá acesso à Paraty. Veja abaixo:

Segundo os bombeiros, um grupo de pescadores relatou ter avistado uma aeronave voando baixo, na noite de quarta-feira (24), exatamente nessa área. Assim, os socorristas vasculham a região em busca de destroços e de vítimas.

LEIA TAMBÉM:

Recomendados

O bimotor saiu às 20h30 de ontem do Aeroporto dos Amarais, em Campinas, e pousaria no Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio. Além do piloto, estavam no avião o copiloto, identificado como José Porfírio de Brito Júnior, de 20 anos, que é dono da aeronave, e um passageiro. Durante o trajeto, a torre de comando no Rio de Janeiro perdeu o contato às 21h40.

O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Curitiba (ARCC-CW), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável por coordenar as operações de buscas aéreas na região, foi notificado na noite de ontem sobre o desaparecimento da aeronave. Assim, as buscas foram iniciadas na madrugada e, nesta manhã, encontrados os destroços que podem ser do bimotor.

Ainda segundo os bombeiros, parentes do piloto entraram em contato com a corporação avisando que a aeronave enfrentava problemas técnicos. Há a suspeita de que o avião tenha realizado um pouso de emergência nas águas, mas nenhuma informação foi confirmada oficialmente até o momento.

Situação da aeronave

De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil, a aeronave, modelo PA-34-220T, estava em situação normal, com autorização para realizar voos noturnos. Porém, não poderia fazer táxi aéreo, conforme consta no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).

O bimotor, fabricado em 1981, tinha o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido e venceria em 6 de agosto de 2022.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos