A organização de ajuda humanitária Médicos Sem Fronteiras fez apelo nesta terça-feira (28) pela redução do preço de venda dos testes para identificação do novo coronavírus. Em nota direcionada à companhia americana Cepheid, com a qual o Ministério da Saúde brasileiro tem acordo para compra de diagnósticos, a MSF pediu menos foco em grandes lucros com a pandemia e redução do preço unitário dos testes em 75%.
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A Cepheid estabeleceu o preço de cada teste em US$ 19,80 em 145 países em desenvolvimento, incluindo até as nações mais pobres do mundo, onde a renda por pessoa é de apenas US$ 2 por dia. A empresa desenvolveu o cartucho «Xpert Xpress SARS-CoV-2» com um investimento de US$ 3,7 milhões, oriundos de financiamento público do governo dos EUA.
No passado, MSF foi uma das organizações que analisou que a fabricação do teste de tuberculose (TB) da companhia, semelhante ao cartucho para testagem da covid-19, mostra que o custo dos produtos, incluindo materiais, fabricação, despesas gerais e outras despesas indiretas para cada unidade é baixo, equivalente a US$ 3 considerando quantidades compras volumosas. Isso daria margem para lucro se o produto fosse oferecido ao mercado ao preço de US$ 5 a unidade, incluindo royalties relevantes expirados.
A análise também demonstra que não houve diferença significativa entre cartuchos virais e bacterianos que justificariam variações substanciais de preços entre cartuchos para diferentes doenças. MSF pediu à Cepheid uma redução significativa de preço de seus cartuchos para não mais que US$ 5, incluindo o teste de covid-19.
«Como os países estão lutando para lidar com casos suspeitos de covid-19, é essencial ter um teste rápido e preciso para o gerenciamento em tempo real das pessoas afetadas pelo vírus, a fim de combater essa pandemia», disse Greg Elder, coordenador médico da Campanha de Acesso de MSF. «Tantas vidas poderiam ser salvas se empresas como a Cepheid disponibilizassem seu teste com urgência e baixo custo em todos os países».
No Brasil, o Ministério da Saúde anunciou, em março, um processo de negociação com a Cepheid para a compra de 600 mil cartuchos. Até o momento, os testes ainda não foram disponibilizados no sistema público de saúde. Com número de novos casos ainda elevado no país, MSF reforça a necessidade de que as pessoas tenham acesso a um diagnóstico confiável, rápido e disponível no local de atendimento médico.
«É crucial, inclusive, para atender às necessidades de populações difíceis de alcançar. Portanto, mais transparência sobre a capacidade de produção e entrega da Cepheid e os preços mais baixos são etapas importantes para garantir o acesso sustentável a essa ferramenta para a população brasileira», salienta Felipe Carvalho, coordenador da Campanha de Acesso a medicamentos de MSF no Brasil.
«É indefensável para a Cepheid lucrar com esta pandemia», disse Sharonann Lynch, consultora sênior de HIV e TB da campanha de acesso de MSF. “Não é hora de definir o preço com base no que o mercado pode suportar. Este teste crítico deve ser acessível a todas as pessoas e custar US$ 5 para enfrentarmos esta emergência de saúde global.”