Foco

Governo federal retifica data de exoneração de Abraham Weintraub

Abraham Weintraub Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo federal retificou no Diário Oficial da União desta terça-feira (23) a data de exoneração de Abraham Weintraub do cargo de ministro da Educação. A saída de Weintraub do governo foi publicada no sábado (20), horas depois de o então ministro desembarcar em solo norte-americano. Com a correção, o novo decreto informa que Weintraub foi exonerado «a partir de 19 de junho de 2020».

ANÚNCIO

A publicação da errata ocorre depois de questionamentos à suposta colaboração de órgãos oficiais à «fuga» de Weintraub do País. Nesta segunda-feira (22), o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União ingressou com uma representação para que a Corte apure se houve participação irregular do Itamaraty na viagem do ex-ministro.

Weintraub, que é investigado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), usou sua condição de ministro para desembarcar em Miami no sábado passado e, assim, driblar as restrições de viagens para brasileiros em razão da pandemia de covid-19. Horas depois, o governo publicou edição extraordinária do Diário Oficial com sua exoneração.

Recomendado:

Veja também:
São Paulo tem novo recorde diário e passa de 13 mil mortes por covid-19
Ministério Público faz buscas em Minas Gerais e tenta localizar esposa de Queiroz

Desde sábado, o Estadão questiona o Ministério da Defesa se algum avião da Força Aérea Brasileira foi usado no transporte de Weintraub. No primeiro momento, a pasta pediu mais prazo para responder. Depois, disse que apenas o Palácio do Planalto poderia dar essa informação. A Casa Civil e a Secretaria-Geral da Presidência não quiseram comentar. A assessoria do MEC diz que o ministro saiu do País em avião de carreira e pagou as despesas do próprio bolso, mas não apresentou documentos.

No Twitter, Weintraub afirmou na segunda-feira que recebeu a ajuda de «dezenas de pessoas» para «chegar em segurança aos Estados Unidos». «Agradeço a todos que me ajudaram a chegar em segurança aos EUA, seja aos que agiram diretamente (foram dezenas de pessoas) ou aos que oram por mim», postou o ex-ministro.

A chegada de Weintraub aos Estados Unidos se deu dois dias após ele anunciar em vídeo publicado nas redes sociais, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, que sairia da pasta. O agora ex-ministro deve assumir o cargo de diretor executivo do Banco Mundial.

Tags


Últimas Notícias