Foco

Cidade de São Paulo pode ter 1,2 milhão de infectados pelo coronavírus

Consumidores tem suas temperaturas aferidas para entrar no shopping Cidade São Paulo Eduardo Knapp/Folhapress

A cidade de São Paulo pode ter 1,16 milhão de pessoas infectadas pelo novo coronavírus – Sars-CoV-2, responsável pela doença covid-19. O dado faz parte de um relatório preliminar do inquérito sorológico realizado pela prefeitura para dimensionar o impacto da pandemia na capital paulista.

ANÚNCIO

O número é quase 10 vezes maior do que o de confirmados (118.708), segundo balanço da Secretaria da Saúde, com dados de até 12h de segunda-feira (22). Com isso, seriam pouco mais de 1 milhão de pessoas sem diagnóstico, quatro vezes os casos suspeitos reportados (246.892).

Considerando os quase 12,2 milhões de habitantes na cidade de São Paulo, o inquérito sorológico aponta uma prevalência da doença em 9,5% da população. Essa prevalência é maior na região leste (12,5%) e nas regiões centro e oeste (10,7%).

Recomendados

Veja também:
São Paulo já passou pelo pico da pandemia, diz secretário da Saúde
Imposto de Renda: consulta ao 2º lote de restituição abre nesta terça

O baixo número de infectados na lista oficial acontece porque poucas pessoas fazem o teste para coronavírus – a maioria se submete a exame apenas depois de ter sintomas. E foi justamente para descobrir a subnotificação na cidade e tentar se aproximar do número real de infectados que a prefeitura decidiu fazer o inquérito sorológico. “80% a 85% das pessoas não apresentam sintoma nenhum, são assintomáticas. Já 10% a 15% das pessoas são aquelas que precisam de algum atendimento, seja clínico ou hospitalar”, afirmou o secretário Edson Aparecido.

No total, o inquérito fará testes em 5,6 mil pessoas em cinco fases – os resultados da primeira foi divulgado em coletiva no início da tarde desta terça-feira (23). O exame aplicado, com coleta de sangue, possui grau de confiabilidade de 99%.

O primeiro caso de coronavírus na cidade de São Paulo foi confirmado no dia 26 de fevereiro. Em menos de um mês, no dia 12 de março, o município confirmou a transmissão comunitária. Até o momento, 6.454 pessoas morreram de covid-19 na cidade – outras 5.081 óbitos ainda não foram confirmados.

Tags

Últimas Notícias