Foco

Nasa confirma que o Sol está se “apagando”, mas descarta nova era do gelo na terra

Alguns dias atrás, o astrônomo Tony Phillips apresentou a teoria de que o sol está se apagando e que deve gerar efeitos muito fortes para a Terra.

ANÚNCIO

Falou-se até de retornar de um período muito semelhante ao «Dalton Minimum», quando o planeta perdeu dois graus médios entre 1790 e 1830, causando sérios danos à agricultura.

No jornal The Sun, foi levantado que o Sol está entrando em um novo estágio de recessão, até mesmo a possibilidade de um estágio de temperaturas muito baixas. Tal agitação causou os comentários de Phillips e a NASA confirmou a teoria apresentada pelo astrônomo.

Recomendados

Em seu blog «Ask Nasa Climate», a agência explicou que o Sol passa por mudanças naturais em sua produção de energia, dependendo da quantidade de manchas solares que a estrela mostra. Geralmente, eles são a cada 11 anos.

A NASA confirma que o Sol está entrando em um período mais silencioso, pois possui menos pontos e emite menos energia. Isso é conhecido como «Grande Mínimo Solar».

A última vez que algo assim ocorreu foi entre 1650 e 1715, um período conhecido como «Pequena Era do Gelo» no hemisfério norte.

Nesta linha, se um «Grande Mínimo Solar» for iniciado, o impacto será menor, dado o fenômeno do aquecimento global que a Terra está experimentando.

LEIA TAMBÉM:

Tags

Últimas Notícias