Foco

Item obrigatório contra coronavírus, máscara vira acessório fashion

FOTOS BRUNA PRADO/GETTY IMAGES

Depois que o Ministério da Saúde recomendou, no início deste mês, o uso de máscaras de tecido nas ruas para ter mais proteção contra o novo coronavírus, vários estados e cidades passaram a editar normas reforçando a recomendação ou até exigindo a utilização do item em locais públicos. O estado de São Paulo entra hoje na lista, com recomendação do uso a quem sair de casa.

ANÚNCIO

Isso tem feito o item bombar tanto que chegou ao ponto de começarem falsificações. A Polícia Civil de São Paulo apreendeu ontem milhares de peças de tecido falsificadas, trazendo logotipos de marcas famosas.

Para Lorenzo Merlino, estilista e professor da Faap, a máscara vai ganhar seu lugar como acessório da moda ocidental. E ele destaca que já há marcas produzindo as peças, usando tecidos de suas coleções. Na avaliação de Merlino, se for decretada a obrigatoriedade, ela será uma forma de as pessoas dizerem: “Eu estou usando a máscara, mas eu sou eu, então eu vou dizer como eu sou”. Com isso, prossegue, “vai ter customização. As pessoas vão querer se destacar, porque vai ser obrigatório”.

Recomendado:

Seja qual for seu estilo, só não esqueça de lavar a peça sempre que a usar. Então, bora mascarar! No bom
sentido, claro…

Dá para fazer em casa:
Com peças de roupa sem uso. O site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) traz um passo a passo. Precisa ter ao menos duas camadas de tecido

Precisa Lavar
Cada vez que sai de casa com a máscara, ela precisa ser lavada. Pode ser com água e sabão ou uma solução de 10 ml de água sanitária para meio litro de água

Não tocar
Enquanto estiver com a máscara, evite tocá-la. Para colocar ou tirar, faça pelo elástico

Tags


Últimas Notícias