Foco

Na reta final, 192 mil ainda precisam de vacina da gripe no ABC

O ABC precisa vacinar ao menos 192 mil pessoas nos próximos sete dias se quiser imunizar sua população contra a gripe. A campanha entra em sua reta final despertando pouco interesse dos moradores da região.

Santo André imunizou até agora 49,7% do público-alvo e ainda aguarda 81.904  pessoas. São Bernardo alcançou índice um pouco melhor: 65,80%. Mas ainda precisa atrair a atenção de 79 mil. Já São Caetano, que historicamente  tem bons índices de adesão, tem cobertura também baixa, tendo vacinado 54,51%. Ainda precisam ir aos postos 30,9 mil pessoas.

A dose protege contra o  vírus Influenza, que pode causar morte por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Em 2018 e 2019 ocorreram 52 óbitos de SRAG hospitalizados, dos quais 03 confirmados para o vírus Influenza A H1N1.

Recomendados

Entre as vítimas há um bebê de 7 meses e uma mulher de 37 anos com histórico de problemas mentais. Nenhum deles havia tomado a vacina, apesar de serem considerados grupo de risco.

A vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabella Ballalai, afirma que a baixa procura é resultado da não percepção das pessoas de que a gripe pode matar. “Em 2016, quando houve explosão de casos e o tema estava sempre no jornal, havia fila até em clínicas particulares. Mas a gripe continua matando e deve ser levada a sério.” Em todo o país, 81 pessoas morreram neste ano por conta das complicações do Influenza.

#PartiuVacina

A vacina está disponível nas unidades básicas de saúde gratuitamente para o público-alvo. Devem ir aos postos puérperas (mulheres até 45 após o parto), idosos (a partir dos 60 anos), professores, pessoas portadoras de doenças crônicas, funcionários do sistema prisional, trabalhadores de saúde, povos indígenas, além das gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos. As doses estão disponíveis também para população privada de liberdade.

A vacina disponível neste ano imuniza contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B. A combinação é recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Casos

Mortes causadas pela gripe nas cidades do ABC. Informações repassadas pelas prefeituras

• Santo André
2018: 16
2019: 0

• São Bernardo
2018: 9
2019: 0

• São Caetano
2018: 1
2019: 0

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos