Foco

De 10% para 25%: Entram em vigor novas tarifas dos Estados Unidos sobre itens chineses

Donald Trump na Casa Branca. Carlos Barria/Reuters

Passaram a valer nesta sexta-feira (10) as novas tarifas de 25% impostas pelos Estados Unidos sobre cerca de US$ 200 bilhões de produtos chineses. A decisão do governo de Donald Trump representa uma escalada na tensão comercial com Pequim, que reflete nos mercados mundiais.

ANÚNCIO

As tarifas entraram em vigor às 0h01 locais, subindo de 10% para 25%, e impactarão cinco mil categorias de itens chineses importados pelos Estados Unidos. A medida afeta mais de um terço das exportações anuais chinesas para os EUA, incluindo produtos como cereais, têxteis, materiais de construção, produtos químicos e combustíveis.

Veja também:
Cuba permite retorno dos profissionais do programa Mais Médicos ao país
Deputado argentino é baleado perto do Congresso; veja vídeo

Recomendados

A China lamentou «profundamente» a decisão de Trump de aumentar as tarifas. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang, também disse que a «estabilidade e saúde» da relação entre os dois países «são interesses de todos». Negociações comerciais ocorreram em Washington até o último minuto antes das tarifas entrarem em vigor, mas terminaram sem avanço.

A Casa Branca, porém, garantiu que os diálogos continuarão pelo dia de hoje. Agora, as conversas, se transformarão em tratativas para alcançar um acordo que permita retirar, diminuir ou conter o impacto dessas tarifas na economia da China.

Participam das negociações o principal negociador da China, o vice-primeiro-ministro Liu He, o chefe de comércio exterior dos EUA, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.

Tags

Últimas Notícias