Foco

Confira que horas será a posse de Bolsonaro

Pilar Olivares/Reuters (PILAR OLIVARES/REUTERS)

A posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e seu vice Hamilton Mourão (PRTB) acontece nesta terça-feira (1). O rito de formalidades é extenso e dividido em várias etapas, passando por importantes pontos de Brasília, do Congresso Nacional ao Palácio do Itamaraty.

ANÚNCIO

Leia mais:
Festa da posse tem detalhes checados e tudo cronometrado para o dia 1º
Às vésperas da posse, 90% da rede hoteleira do DF está ocupada

O dia do mais novo presidente do Brasil começa na Catedral Metropolitana de Brasília, onde ele e a esposa Michelle Bolsonaro se reúnem com seu vice, por volta das 14h30. Eles seguem juntos em direção ao Congresso Nacional, onde acontece a Sessão Solene de posse no Plenário da Câmara dos Deputados, com juramento e assinatura do termo de posse.

Recomendados

O desfile do cortejo do presidente recém-empossado começa às 16h15, saindo do Congresso Nacional em direção ao Palácio do Planalto. Tradicionalmente, o casal presidencial desfila em um rolls-royce que pertence à Presidência da República, mas Bolsonaro cogita a possibilidade de percorrer em um veículo fechado.

O desfile pode ser acompanhado pela população presente na Esplanada dos Ministérios. A expectativa para este ano é que compareçam entre 250 mil e 500 mil pessoas. Quem for acompanhar a parada, precisa ficar atento à lista de objetos proibidos no local (confira aqui).

O já então presidente Jair Bolsonaro faz um pronunciamento à população a partir das 16h30. Depois disso, ele entra para o Palácio do Planalto, para a nomeação de seus ministros. Por volta de 18h15 está previsto o registro da foto oficial de Bolsonaro, Mourão e seus 22 ministros.

O último desfile do cortejo presidencial acontece às 18h30, já com faixa presidencial. Os Bolsonaro deixam o Palácio do Planalto em direção ao Palácio do Itamaraty, onde receberão chefes de Estado e de governo, ministros e outros representantes de países convidados. O coquetel entre os líderes está previsto para encerrar às 22h.

Tags

Últimas Notícias