Foco

Mãe faz apelo após roubo e ladrão devolve HD com exames de criança com doença rara

Após ter a casa invadida e furtada na segunda-feira, em Sertãozinho, no interior paulista, a antropóloga Karis Bertuzo, mãe de uma menina com doença rara, fez um apelo nas redes sociais, destaca o jornal O Estado de S. Paulo. Ela pediu para que os ladrões devolvessem pelo menos o HD externo de um notebook que havia sido levado, onde guardava informações sobre o tratamento da criança. Ela mal acreditou quando foi atendida.

No equipamento estavam exames recentes e todo o histórico do tratamento de Luiza, de 6 anos. A garota tem uma doença que afeta o desenvolvimento neurológico e motor.

Aos 3 anos, ela apresentou perda da fala, dificuldade de compreensão, desorganização da memória imediata e problemas de coordenação motora.

Recomendados

A família lançou campanha pelas redes sociais e conseguiu arrecadar R$ 160 mil para levar Luiza para um tratamento com células-tronco no México.

Todo o progresso obtido, gravado em vídeos e detalhado em relatórios minuciosos, estava no HD do notebook furtado. O material também pode ser útil para a identificação da doença, ainda desconhecida.

«Sem esse histórico ficava difícil acompanhar o desenvolvimento dela e fornecer dados para a comunidade científica encontrar o diagnóstico. Quando vimos que ele tinha sido levado, entramos em desespero», escreveram Karis e o marido, o bibliotecário Marcos Bertuzo, no texto divulgado na internet.

Luiza ainda sofre distúrbios de linguagem, mas já anda de bicicleta, patinete, dança e brinca. Dentro de casa, contam os pais, ela é autônoma.

Na publicação, os pais até se dispuseram a pagar pelo resgate do HD e dos cartões de memória. «Ele pode nos ajudar a salvar a vida da Luiza», diziam.

Surpresa

Quando a campainha soou, quase à meia-noite de anteontem, Karis foi à porta da casa sem imaginar o que seria. «Quando estávamos em campanha pela Luiza, era gente que chegava de dia e de noite, então pensei que fosse algum amigo ou parente», disse.

«Quando vi a pessoa estendendo o notebook, falei: ‘não acredito’, e dei um abraço nela. Só entendi que podia ser o ladrão quando ele me disse: ‘pega e entra'», descreveu.

Segundo ela, Marcos correu para checar se nada havia sido apagado. «Felizmente, estava tudo lá. Não foi mexido.» O casal, agora, nem se importa em recuperar a TV e a máquina fotográfica, além de outros objetos levados no crime. «O que era essencial foi recuperado. Só temos de agradecer», diz Karis.

Olá amigos, nós estamos suplicando para que a pessoa que levou o nosso material, nos devolva apenas a máquina...

Posted by Vem Cá Luiza on Tuesday, March 27, 2018
Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos