Foco

Estradas devem lotar no feriado; veja o que abre e fecha em SP

Oficialmente,o Dia de Finados é celebrado somente nesta quinta-feira, mas para muitos paulistanos o feriado e as viagens já começam na véspera.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) estima que ao redor de 1,7 milhão de veículos saiam da capital em direção ao interior e ao litoral.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o feriado terá sol, mas muita chuva e períodos nublados, com temperaturas máximas entre 24 ºC e 29 ºC, na sexta-feira. Apesar do dia mais quente, a madrugada de sexta ter de chuvas fortes.

Recomendados

Mesmo com a previsão de chuva, as estradas devem estar cheias em direção ao litoral. Na Anchieta-Imigrantes, por exemplo, a expectativa é que entre 250 mil e 360 mil saiam da cidade para ir à praia.

Na Ayrton Senna, os números são ainda maiores: até 1,025 milhão de veículos devem passar pela estrada. Na Tamoios, a expectativa é de 150 mil veículos.

O sol tem mais chances de aparecer para quem escolher aproveitar o feriado no interior, segundo o Inmet. As estradas também estarão cheias nesse sentido: na Anhanguera-Bandeirantes, a previsão é de 840 mil veículos deixando a cidade. Na Castelo Branco-Raposo, são 630 mil.

Horários de pico

Em todos os casos, a recomendação é evitar os horários de pico. Segundo a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), os veículos começarão a encher todas as estradas por volta das 14h desta quarta. O trânsito deve ser intenso até o início da noite.

Nesta quinta, a previsão é que o maior fluxo seja entre as  7h e as 15h.

A Artesp alerta que em alguns trechos a neblina pode afetar a visibilidade. Nestes casos, a recomendação é que o motorista reduza a velocidade e mantenha o farol baixo aceso de dia e de noite. Também deve ter o cuidado de nunca parar na pista ou ligar o pisca-alerta com o veículo em movimento.

Em caso de emergências, os usuários podem recorrer às operadoras e à Polícia Militar Rodoviária, que dispõe de guinchos, troca de pneu e remoção de vítimas de acidentes, além de atendimento de primeiros socorros. Durante o feriado, será montado esquema especial de apoio aos motoristas com o aumento no número de guinchos, ambulâncias e veículos operacionais e implantada a operação “papa-fila” nos pedágios.

Não vai ter rodízio na sexta-feira

Por causa do Dia de Finados, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) suspendeu o rodízio municipal na quinta e sexta-feira.

A circulação de carros particulares nas faixas exclusivas de ônibus e nos corredores também está permitida durante o feriado.

Quinta e no domingo as ciclofaixas de lazer serão ativadas das 7h às 16h.

Na segunda-feira, o rodízio volta a valer normalmente.

A Polícia Rodoviária Federal dá algumas dicas para encarar as estradas no feriado com segurança. Confira:

  1. Motoristas devem planejar a viagem, prevendo locais de abastecimento e paradas para descanso
  2. É necessário fazer uma revisão no veículo, dirigir com atenção e dentro dos limites de velocidade
  3. Mantenha sempre os faróis ligados para que seu veículo fique mais visível
  4. Não ligue o pisca alerta com o veículo em movimento
  5. Mantenha uma distância de segurança entre os veículos
Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos