Entre as cidades com mais de 250 mil habitantes na Região Metropolitana de São Paulo, Santo André foi a mais bem avaliada, ficando em primeiro lugar, no Islu (Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana), divulgado no último dia 31.
ANÚNCIO
O levantamento é nacional e categoriza as cidades de acordo com os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento de 2015. Considerando todo o país, Santo André ficou classificada em 12º lugar, sendo ainda a 4ª melhor de todo o Estado, à frente inclusive da própria capital.
Na região, São Bernardo foi a segunda melhor colocada, ficando na 20ª colocação entre os municípios da Grande São Paulo.
O estudo contemplou a análise de aproximadamente 3 mil cidades e levou em consideração quatro aspectos: engajamento do município, sustentabilidade financeira, recuperação dos resíduos coletados e impacto ambiental.
As notas foram fixadas entre 0 e 1 – quanto mais próximo de 1, melhor está avaliada a limpeza urbana do município.
Santo André alcançou a pontuação de 0,711. Maringá, no Paraná, que foi a cidade mais bem avaliada do país, recebeu nota 0,744. São Bernardo ganhou nota 0,696.