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Desrespeito a vaga reservada em shopping gera 20 multas por dia

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Iniciada no dia 1º, a fiscalização da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) sobre o uso das vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência em estacionamentos particulares, como shoppings e supermercados, já flagrou 241 casos de desrespeito. Em média, são 20 autuações por dia.

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Presidente da companhia, João Octaviano Neto fez ontem ao Metro Jornal balanço positivo das ações, mas admitiu que tarefa de orientar e conscientizar o motorista tem sido árdua.

Do ponto de vista educacional, está sendo ótimo mostrar aos usuários que há uma regulamentação que protege idosos e deficientes e que deve ser respeitada também nos espaços privados.”

Criar “a cultura do respeito por essas vagas reservadas” nos paulistanos, no entanto, que é o objetivo da CET, tem os seus desafios.

“Por outro lado, estamos constatando que esse trabalho de conscientização ainda é muito difícil. Só hoje (ontem), em uma hora no shopping Interlagos, flagramos 11 casos de desrespeito”, contou o presidente.

O condutor que estaciona nas vagas para idosos e deficientes sem o cartão de autorização é multado em R$ 293,47 e acumula sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Das multas aplicadas até aqui na capital, 210 foram por estacionamento em vaga de idoso e 31 em vagas para pessoas com deficiência.

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A CET só pode fiscalizar os espaços que atendem às exigências legais sobre as vagas. Até aqui, cinco shoppings e dois supermercados já se adequaram e outros 72 estabelecimentos já deram entrada na regulamentação.

Número de solicitações sobe 333%
O aumento da procura por cartões de estacionamento entre idosos e pessoas com deficiência era esperado após o início da fiscalização em espaços privados, mas até o próprio DSV (Departamento de Operação do Sistema Viário) se espantou com o crescimento de 333%.

O número de pedidos diários passou de 300 para 1,3 mil. “Foi muito mais do que a nossa expectativa. O serviço nunca teve fila, mas com a divulgação da fiscalização no comércio, os beneficiários entenderam a importância de garantir o seu direito”, afirmou o diretor do DSV Edson Caram.

Só ontem, foram recebidos 5 mil pedidos pelos Correios, que nem entram na conta do aumento de 333%, que é só das solicitações presenciais. Para atender a demanda, o atendimento presencial passou de um para quatro postos e deverá chegar a mais cinco ou seis endereços em breve. Nos próximos dias, a ideia é oferecer agendamento pelo site com dia e hora. “A opção mais confortável ainda é solicitar pelo Correios. Todo o passo a passo está no site.

Basta preencher a ficha, juntar a documentação, nos enviar, e esperar pelo cartão em casa”, afirmou Caram. Atualmente, existem 600 mil cartões ativos. A estimativa é que, pelo menos, mais 1,5 milhão tenha direito.

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